A apresentação da estratégia nacional para o espaço que estava prevista para hoje, em Guimarães, pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, foi adiada devido ao Conselho Europeu que começou, ontem em Bruxelas.
Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal, aposta em fazer de Guimarães o berço da corrida aero-espacial portuguesa. E uma referência ibérica da engenharia espacial.
A licenciatura em Engenharia Aero-espacial que começou a ser leccionada no campus de Azurém, da UMinho, e a construção do Guimarães Space Hub (GSH) que acolherá cientistas e investigadores da UMinho e empresas que pretendam fazer testes aos desenvolvimentos da universidade e do CEiiA contribuíram para a ambição do presidente da Câmara, transmitida ao Governo.
As novas instalações, na antiga Fábrica do Arquinho, do GSH estarão disponíveis ainda antes de 2028 e, a partir daí, normalizarão a criação da investigação aero-espacial, e mostrarão os horizontes da aposta nesta área.
“A investigação e ciência para o desenvolvimento e aplicação das competências na economia espacial, em áreas de sustentabilidade, mobilidade, IA e defesa” – continuarão a estar na agenda da engenharia da UMinho, como salientou António Vicente, presidente da escola.

Esse propósito alimentará a ambição de Ricardo Araújo, de tornar “Guimarães ao longo da próxima década um motor da economia em torno desta área aero-espacial”.
Também a ligação do CEiiA – a quem se deve a construção de alguns satélites, a este projecto e propósito acelerará a triangulação do desenvolvimento académico com a aplicação nas empresas, contando para isso com o empenho do Município.
O espaço será cada vez mais utilizado e a União Europeia coloca-o no topo das suas prioridades, pois, a partir daí surgirão oportunidades diversas, a nível nacional e europeu, para parcerias internacionais que tornarão Guimarães numa referência no sector aero-espacial.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




