Hospital: 60 alunos da UMinho iniciam estágio curricular

Data:

Seis dezenas de alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho, foram recebidos no Hospital Senhora da Oliveira, antes de iniciarem um período de estágio curricular.


“Não é só o hospital que vos acolhe, mas também a cidade de Guimarães, daí estar aqui também o senhor presidente da Câmara Municipal”, referiu Henrique Capelas, presidente do conselho de administração do Hospital Senhora da Oliveira.

Na sessão de boas-vindas aos futuros médicos, Nuno Sousa, presidente da Escola de Medicina da UM sublinhou que “este é o primeiro dia em que sentem na pele o que é ser médico com convicção e o que é estar ao serviço das pessoas. Vocês terão uma história para contar, pois fazem parte de uma equipa que tem a matriz genética de um hospital universitário, numa cidade cujo presidente de Câmara é visionário, próximo das pessoas e das instituições, o que não é muito comum”.

© Nuno Sousa, Presidente da Escola de Medicina da UMinho

“Conheço muitos, não elogio facilmente e sentimo-nos muito honrados por estar sempre connosco”, afirmou Nuno Sousa, na sua intervenção.

Pedro Cunha, coordenador do Centro Académico e de Formação do Hospital Senhora da Oliveira, realçou os “serviços de excelência” da unidade hospitalar e destacou a importância do ensino como “pilar da investigação clínica”.

“É uma cidade muito linda, distinguida, nomeadamente pelo seu património e cultura e, hoje, também pelo desenvolvimento ambiental sustentável…”

No encerramento da sessão, onde estiveram também presentes Hélder Trigo, director clínico, e Jorge Cotter, director de Medicina Interna do Hospital Senhora da Oliveira, o presidente da Câmara de Guimarães, nas palavras de saudação aos alunos, disse: “É a cidade de Guimarães que vos acolhe. É uma cidade muito linda, distinguida, nomeadamente pelo seu património e cultura e, hoje, também pelo desenvolvimento ambiental sustentável”.

Acrescentou ainda que “um dos principais objectivos de uma comunidade é garantir que as pessoas tenham saúde, como aqui afirmou o Professor Nuno Sousa. Literacia em saúde de toda a comunidade, boas práticas clínicas e de investigação, valorização da Ciência, da Educação e da Cultura e um território bem cuidado, constituem as condições essenciais de bem-estar para todos nós. O nosso Hospital é exemplo disso mesmo. Com excepcionais profissionais. Vivemos em pandemia e tivemos respostas excepcionais a esse nível”.

Numa sessão marcada por elogios, o presidente da Câmara, afirmou que “o Doutor Pedro Cunha fica indelevelmente marcado na minha estima e, acompanhado por uma equipa de muito valor, na gestão que fez de todo o processo”, concluiu.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Cirurgia Robótica: consolida posição de referência da ULSAAVE

Realizar duas nefrectomias parciais, pelos urologistas, Rui Versos, tendo...

ULSAAVE: vai centralizar Cuidados de Saúde Primários

Um percurso de cuidados integrados que reforçam a centralidade...

Saúde: prossegue requalificação das USF’s do concelho

As Unidades de Saúde Familiar (USF) de Serzedelo e...

ULSAAVE: organiza a 4ª edição do Congresso de Segurança e Saúde Ocupacional do Vale do Ave

A 4.ª edição do Congresso de Segurança e Saúde...