MetroBus: proposta para estudo prévio será apresentada até 14 de Maio

Data:

Foi publicado no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia, o anúncio para o concurso público internacional de elaboração do estudo prévio, cujas propostas terão de ser entregues até dia 14 de Maio (Quinta-feira).

O valor base deste concurso é de 450.000€, com os concorrentes a apresentarem propostas para o tramo entre Guimarães (cidade) até às Caldas das Taipas.

Os critérios de adjudicação são: 25% para o preço, 25% para o cumprimento do prazo e 50% para a experiência comprovada na área da arquitectura, construção, engenharia e inspecção do sistema BRT (Bus Rapid Transport).

A concretização do estudo prévio terá de ser feita em 213 dias, seguindo-se depois as fases de ante-projecto, licenciamento e projecto de execução.

© Município de Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães ainda não escolheu a forma de adjudicação de concepção e construção ou construção pura e simples da obra.

A verba atribuída pelo Fundo Ambiental para estudos de 1 milhão de euros contempla ainda este procedimento.

O processo do MetroBus tem uma história de mais de três anos, surgindo num conjunto de soluções para mudar a mobilidade no concelho ou em parte dele.

Agora, o concurso público internacional é já um passo para que se possa cumprir a sua construção até 2029 que se segue à apresentação da versão preliminar do projecto em 13 de Janeiro de 2026.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Assembleia Municipal: alterações ao Regimento para incentivar participação dos cidadãos

São alterações que respondem “ao apelo do presidente da...

Ricardo Araújo: agora é tempo de “cumprir e transformar Guimarães”

Num ambiente de grande mobilização, o jantar comemorativo reuniu...

Juntos por Guimarães: comemorar o 1.º aniversário de uma vitória eleitoral histórica

A coligação 'Juntos por Guimarães' já tem registada a...

Israel: comunidade académica da UMinho repudia recepção a Embaixador

São docentes, investigadores e trabalhadores não docentes e não...