CDU: critica balanço municipal de “100 dias sem novas nem mandados”

Data:

“Passaram 100 dias da governação da maioria PSD/CDS em Guimarães, sem que se conheça a mudança que a coligação que ganhou as eleições prometeu” – defende a CDU (Coligação Democrática Unitária).

Num comunicado, “a CDU, ainda que não fique espantada com este andamento” acentua que “uma vez que sempre afirmou que se na oposição PSD e CDS nada faziam e propunham, não seria na Câmara que lhes chegaria a luz”.

E “lamenta que os vimaranenses tenham que continuar a lidar com os anúncios sucessivos e já conhecidos em formato de campanha”.

Secundando o PS, na reacção à comemoração municipal de uma centena de dias de mandato, a CDU defende que “os vídeos e as publicações ‘publicitárias’ servem apenas para reforçar o arquivo das questões que teremos que continuar a colocar no futuro ao executivo municipal”.

Sublinha que “a mobilidade continua, ao fim de 100 dias, um caos sem que se avistem soluções para a sua resolução” e condena que “apenas nos são apresentados estudos que podem estar definitivamente concluídos daqui a meia dúzia de meses. E o investimento logo se vê de onde vai surgir”.

“Como se garantem 600 mil euros do Banco Europeu de Investimentos para um Plano de Mobilidade Sustentável.”

Sobre o conteúdo da comunicação do Município, a propósito da passagem dos 100 dias de governação de Ricardo Araújo e do PSD/CDS-PP, a CDU diz não perceber “como se garantem 600 mil euros do Banco Europeu de Investimentos para um Plano de Mobilidade Sustentável” quando se anunciou o BRT de Guimarães às Caldas das Taipas. 

“Ficamos sem compreender onde fica o planeamento e a reflexão sobre as dificuldades sentidas pelas populações e que visão é que teremos para o futuro da mobilidade sustentável em Guimarães, que não seja apenas uma grande manta de retalhos” – salienta o comunicado.

A CDU também alerta para a questão dos transportes urbanos, pois, “quem usa a Guimabus não sente qualquer alteração, as dificuldades sentidas são as mesmas e passaram 100 dias da governação PSD/CDS”.

E reafirma que “continuam os atrasos, o material com avarias e a inadaptação dos veículos às reais necessidades em algumas linhas”.

Sobre o reforço da iluminação a coligação de comunistas e Verdes acusa o PSD de insistir “na política anterior de considerar que o concelho de Guimarães é só o centro da cidade, deixando muitas freguesias com as suas ruas às escuras, dificultando a mobilidade e a segurança das pessoas”.

“A transparência também passe por esta área e que o executivo municipal explique o que significa esta agência para o concelho.”

Diz ainda sobre a nova Agência para o Desenvolvimento Económico de Guimarães, “é a grande panaceia para dar ferramentas ao investimento privado, prometendo a criação de emprego”. E afirma aguardar que “a transparência também passe por esta área e que o executivo municipal explique o que significa esta agência para o concelho, para empregos, com garantias e melhores salários, e para o dinheiro público”.

Por fim e aplaudindo a transmissão online das reuniões de Câmara, para a CDU a transparência não é total uma vez que “a gravação das reuniões na plataforma do Youtube não ficam à disposição dos munícipes que devido às suas vidas não conseguem assistir em directo”

Relembra, no entanto que ao contrário das reuniões de Câmara, “as sessões da Assembleia Municipal e até a cerimónia de abertura da Capital Verde Europeia encontram-se disponíveis”.

Conclui, o comunicado que “a CDU vai continuar atenta à evolução das promessas, dos acordos, dos planos e das intenções, pois, sabemos que não é em 100 dias que se resolvem problemas antigos e devidamente identificados” e assim a coligação “continuará atenta aos problemas e dificuldades sentidas pela população e será a voz dos vimaranenses que não são ouvidos”.

PUB

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

PS: concelhia classifica os “Cem dias” da gestão de Ricardo Araújo “sem ideias e com muita propaganda”

A concelhia do Partido Socialista tornou pública a sua posição...

Ricardo Araújo: faz o balanço dos seus 100 dias no governo municipal que se completam hoje

Uma governação de proximidade, a escuta activa da comunidade...

Primeiro a Vitrus depois a Vimágua: Ricardo Araújo dá a volta aos serviços municipais

O presidente da Câmara deixou o seu gabinete e...

MetroBus: Ricardo Araújo esclarece Ricardo Costa que não há marcha-atrás…

Ricardo Costa antevê uma fluidez anormal na EN 101...