Ricardo Araújo: faz o balanço dos seus 100 dias no governo municipal que se completam hoje

Data:

Uma governação de proximidade, a escuta activa da comunidade e a concretização de decisões estruturantes com impacto directo na qualidade de vida dos vimaranenses, em áreas como a saúde, a educação, a habitação, a mobilidade, a segurança, a justiça, a sustentabilidade ambiental, a economia e a inovação, são as marcas de um balanço que o actual presidente da Câmara faz, hoje, dia 1 de Fevereiro, a propósito dos seus 100 dias no governo municipal.

“Guimarães iniciou um novo ciclo de governação autárquica assente na melhoria da qualidade de vida dos vimaranenses e na preparação do concelho para os desafios do futuro.”

“Estes primeiros 100 dias foram dedicados a ouvir as pessoas, a preparar soluções e a agir com responsabilidade. Guimarães iniciou um novo ciclo de governação autárquica assente na melhoria da qualidade de vida dos vimaranenses e na preparação do concelho para os desafios do futuro”, sublinha Ricardo Araújo, numa nota de imprensa.

O reforço da transparência na governação municipal, com a transmissão online das reuniões do executivo, e a aposta clara na proximidade através do modelo de presidência aberta, que se traduziu em mais de 300 audiências e mais de 100 visitas institucionais em todo o concelho – destacam-se como medidas já implementadas.

Depois, foca a governação na área da saúde e o investimento de seis milhões de euros na valorização da rede de Unidades de Saúde Familiar; o aumento em 25% do efectivo da Polícia Municipal a adjudicação da reabilitação do posto da GNR das Taipas, num investimento de 1,6 milhões de euros, e o reforço da iluminação pública, com aumento do número de luminárias, da intensidade e do período de funcionamento nocturno em ruas e espaços públicos da cidade, como medidas na área da segurança.

O Plano e Orçamento para 2026, com o maior volume de investimento de sempre, que reforçou a aposta nas áreas da habitação, mobilidade, educação e saúde, prevendo também a redução do IMI, a diminuição da taxa de IRS e o aumento de 10% das verbas atribuídas às freguesias, reforçando o apoio às famílias e ao desenvolvimento local, é outra das medidas destacadas neste primeiro balanço que Ricardo Araújo faz da sua actividade no Município, desde 26 de Outubro.

A educação e a habitação, são áreas onde “o Município avançou com a adjudicação das residências universitárias do AvePark, num investimento de 10 milhões de euros, assegurando a sua conclusão” e apresentou o pedido formal para “a inclusão da escola D. Afonso Henriques, em Creixomil, na lista nacional de escolas a requalificar”

Ricardo Araújo governou nestes 100 dias assente numa visão estratégia clara e numa actuação responsável. © Direitos Reservados

A assinatura de um protocolo com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para o financiamento da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável em todo o concelho, em cerca de 600 mil euros e a apresentação pública do estudo do Metrobus Guimarães-Caldas das Taipas (1.ª fase) são as acções citadas na área da mobilidade.

O balanço contempla no plano económico e da inovação, a elaboração de um plano estratégico que deverá estar concluído até ao primeiro semestre de 2026 de forma a implementar, até ao final do ano, a nova Agência para o Desenvolvimento Económico de Guimarães. Acrescenta a captação de um investimento privado de 12,3 milhões de euros, com a instalação da empresa Taglobal, que permitirá a criação de mais de 80 novos postos de trabalho.  

O arranque da Capital Verde Europeia 2026, que coloca Guimarães no centro do debate europeu sobre sustentabilidade e tem uma programação com mais de 150 iniciativas, entra no rol de “um dos momentos mais marcantes destes primeiros 100 dias de governação”.

“Estes 100 dias foram apenas o início de um trabalho exigente, feito com proximidade, transparência e compromisso com Guimarães.”

Em jeito de balanço Ricardo Araújo considera que: “Queremos um concelho que respeita a sua história, mas que olha para o futuro com ambição. Estes 100 dias foram apenas o início de um trabalho exigente, feito com proximidade, transparência e compromisso com Guimarães”, afirma. 

E realça que “o balanço destes primeiros 100 dias reflecte uma governação orientada para resultados, assente numa visão estratégica clara e numa actuação responsável, com o objectivo de construir um concelho mais justo, mais competitivo e com melhor qualidade de vida para todos”.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Primeiro a Vitrus depois a Vimágua: Ricardo Araújo dá a volta aos serviços municipais

O presidente da Câmara deixou o seu gabinete e...

MetroBus: Ricardo Araújo esclarece Ricardo Costa que não há marcha-atrás…

Ricardo Costa antevê uma fluidez anormal na EN 101...

Allianz Cup: Câmara Municipal louva Vitória pela conquista

A conquista “inédita e histórica” da Allianz Cup, mereceu...

Guimabus: defende a sua honra e esclarece procedimentos que deram multas contestadas agora por serem desproporcionais

A empresa concessionária do transporte público municipal estranhou a...