A gratuitidade dos exames médico-desportivos para todos os jovens atletas federados do concelho até aos 19 anos, começa a partir do próximo dia 1 de Fevereiro (Domingo).
O Município anuncia, numa nota de imprensa que “a nova medida, implementada pela Câmara Municipal de Guimarães em colaboração com a Tempo Livre, assegura o acesso gratuito aos exames no Centro de Medicina Desportiva de Guimarães, integrado na rede nacional de Centros de Medicina Desportiva do IPDJ, localizado na Pista de Atletismo Gémeos Castro”.
A gratuitidade abrange todos os atletas federados do concelho, dos escalões de formação até aos 19 anos (escalão de juniores ou equivalente), independentemente de praticarem modalidades colectivas ou individuais, desde que inscritos em federações com estatuto de utilidade pública desportiva. Ficam excluídos apenas os exames de sobre-classificação.
Com esta decisão, a Câmara Municipal de Guimarães reafirma o seu compromisso com políticas públicas responsáveis, colocando a saúde, o bem-estar e o futuro dos jovens no centro da acção municipal, e reconhecendo o papel estruturante do desporto na formação pessoal, na coesão social e na promoção de estilos de vida saudáveis.
A marcação dos exames deverá ser efectuada pelos clubes ou pelos atletas com inscrição federativa individual (através do endereço de email cmdg@tempolivre.pt), sendo obrigatória a comprovação da inscrição na respectiva federação no prazo máximo de 60 dias, sob pena de cobrança do exame.
O protocolo clínico segue os critérios definidos pelo IPDJ e inclui consultas de enfermagem e médica, eletrocardiograma e avaliação clínica completa, garantindo elevados padrões de segurança e acompanhamento da prática desportiva.
Salienta ainda a nota que “este passo traduz de forma clara a execução de uma promessa eleitoral de Ricardo Araújo e representa um investimento directo na juventude, na saúde pública e na prática desportiva segura, reforçando a aposta da Câmara Municipal de Guimarães na valorização do desporto como pilar essencial do desenvolvimento social e da qualidade de vida”.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




