Foi com o projecto inovador de ‘Controlo Inteligente da Infecção Hospitalar’ que o Hospital da Senhora da Oliveira entrou para o lote dos 25 finalistas dos ‘Prémios dos Fundos Europeus’, na categoria de ‘Portugal + Inteligente’.
Este projecto pioneiro integrou a implementação de um sistema de inteligência artificial (IA) para prever e controlar infecções hospitalares, uma iniciativa desenvolvida entre 2019 e 2022, financiada pelo Compete 2020.
Na apresentação do projecto finalista, num universo de 282 candidaturas, esta instituição de saúde evidenciou que “a iniciativa nasceu da clarividência de que a infecção hospitalar é um dos factores que mais contribuem para causas de morte evitáveis em contexto clínico” – relata um comunicado da ULSAAVE.
O projecto contou com a colaboração do Centro Algoritmi da Universidade do Minho e visou a promoção da transferência de conhecimento, a adopção de técnicas avançadas de IA e ciência dos dados, para criar modelos preditivos para identificação precoce de infecções nosocomiais (e outros focos de contaminação em fase inicial) e determinar as terapias adequadas para cada caso.
Os promotores sublinham que as características inovadoras e diferenciadoras do projecto residem na aplicação pioneira de inteligência artificial, nomeadamente recorrendo a modelos de machine learning e técnicas de ciências de dados, para o controlo de infecções hospitalares.
“Este trabalho representa um avanço muito relevante no uso da IA para melhorar a segurança e eficiência dos cuidados de saúde.”
“Este trabalho representa um avanço muito relevante no uso da IA para melhorar a segurança e eficiência dos cuidados de saúde, com potencial para transformar a forma como as infecções hospitalares são controladas no Serviço Nacional de Saúde” – revela ainda o comunicado.
Os ‘Prémios dos Fundos Europeus’ são uma competição que visa divulgar projectos financiados pela União Europeia.
Nesta primeira edição foram submetidas 282 candidaturas, das quais 25 finalistas foram seleccionados nas categorias ‘Portugal + Inteligente’, ‘Portugal + Verde’, ‘Portugal + Conectado’, ‘Portugal + Social’, ‘Portugal + Próximo dos Cidadãos’ e ‘Votação do Público’.
A ULSAAVE e o Hospital da Senhora da Oliveira, voltam assim a afirmar-se “como referência nacional em inovação na saúde, reforçando o compromisso com soluções tecnológicas de excelência ao serviço da comunidade que serve”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




