Foi mais um alerta mas o presidente da CCDR-Norte, António Cunha sabe da “necessidade de reforçar o papel das regiões num contexto internacional marcado por instabilidade económica, conflitos e transições tecnológicas aceleradas”.
“Este é um tempo que exige mais Europa, mais coordenação e maior autonomia estratégica”, destacando que o modelo europeu só resistirá “com regiões fortes, envolvidas e capazes de integrar políticas públicas de forma coerente. Precisamos de um Norte mais forte para ter um Portugal mais forte. Para isso é essencial reforçar quer os níveis de desconcentração regional e descentralização territorial dos programas regionais no próximo ciclo de programação pós-2028, quer a sua autonomia e capacidade de decisão”.
A importância da escala regional para enfrentar os desafios do futuro, também foram abordadas no ‘Fórum Regional 2025’ que se realizou em Amarante. “Este fórum não é apenas mais uma conferência. É um momento para reflectir sobre o que fizemos, o que aprendemos e para onde queremos ir juntos, como região Norte. A CCDR-Norte será o motor desta transformação, garantindo que cada investimento europeu se traduz em mais competitividade, mais sustentabilidade e mais qualidade de vida”.

“O Norte tem de decidir como quer competir e afirmar-se nos próximos anos.”
O papel da CCDR-Norte foi decisivo na gestão dos fundos europeus, na integração de políticas e na articulação com autarquias, universidades e empresas. Os resultados da região nos últimos anos – da execução completa do Norte 2020 à concretização das metas de gestão de 2025 por parte do Norte 2030 – provam isso. António Cunha apelou à continuidade do esforço colectivo, pois “o futuro não espera. O Norte tem de decidir como quer competir e afirmar-se nos próximos anos”.
O ‘Fórum Regional 2025’, promovido pela CCDR-Norte e dedicado ao tema ‘O NORTE em Portugal e na Europa: Descentralização e Políticas de Coesão Pós-2028’, reuniu autarcas, responsáveis políticos, académicos, empresários e especialistas em políticas públicas, para discutir os desafios estratégicos da região Norte no próximo ciclo europeu.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




