14.6 C
Guimarães
Sexta-feira, Novembro 22, 2024
Miguel Leite
Miguel Leite
Natural de Guimarães, fisioterapeuta licenciado, com mais de 10 anos de experiência profissional, tendo já tido várias experiências profissionais (meio hospitalar, clínica, ensino especial em escolas e meio desportivo/desporto de alta competição). É também pós graduado em fisiologia do exercício e fisioterapia cardiorrespiratória. Têm outras formações complementares relacionadas com a sua profissão. Faz parte dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, pertencendo desta forma ao atual corpo ativo da corporação vimaranense.

“Os Anjos da Paz”

O som agudo da sirene entoa cidade dentro, alertando para uma resposta imediata de homens e mulheres que bravos e corajosos ocorrem ao quartel, deixando tudo para trás, para irem socorrer o perigoso desconhecido.

São intitulados de heróis do povo, porém quando questionados mencionam fazer a sua missão por amor à farda que vestem e sempre com a premissa de que o bem-estar do próximo é o seu principal objetivo.

© Direitos Reservados

Entre incêndios urbanos e florestais, serviços de emergência em saúde, acidentes de viação, salvamento e resgate, socorro e regaste a animais e demais funções prestadas à população, eles estão sempre presentes, e nem o “Adamastor” desta pandemia os impede de realizar as suas funções com dedicação e profissionalismo.

Ser Bombeiro é das tarefas mais árduas, exigentes e intensas que conheço, no entanto, a satisfação de poder contribuir para o sorriso do próximo é algo inexplicável e gratificante.

Todos os momentos passados em prol da comunidade ficam registados como se de um álbum fotográfico se tratasse. Nem sempre tudo é agradável, surgindo muitas vezes situações de perda de vidas e esses acontecimentos acompanhar-nos-á eternamente, ainda que se faça sempre tudo para que o ritmo da vida se mantenha.

Muitos ainda desconhecem a exigência formativa inicial que é necessária para um dia podermos ser Bombeiros, bem como, a formação continua ao longo dos anos. Os Bombeiros são seres humanos como quaisquer outros, têm família, têm os seus sonhos, mas muitas vezes não são reconhecidos pela sua dedicação a esta nobre causa.

“Têm que haver um compromisso da comunidade para esta elite de elementos que são fundamentais para manter a segurança de toda a população diariamente…”

Têm que haver um compromisso da comunidade para esta elite de elementos que são fundamentais para manter a segurança de toda a população diariamente. É necessário que os jovens criem uma vontade intrínseca de ajudar o próximo, para um dia terem a iniciativa de envergar esta tão ilustre farda.

A visão das entidades soberanas que nos regem tem que ser rápida e eficaz na sua forma de atuação, para que entendam que é preciso criar condições aos Bombeiros para que os mesmos se sintam seguros na execução das suas funções e para que os mais jovens se liguem a este cordão umbilical que é a segurança da nossa sociedade.

© Direitos Reservados

Sou Bombeiro Voluntário há poucos anos, todavia partilhei vários teatros de operações com colegas com basta experiência na área, que dedicaram uma vida inteira ao desconhecido e à causa de estender a mão ao sofrimento de terceiros, por eles tenho uma profunda admiração e respeito, bem como a todos aqueles que em qualquer parte do Mundo partilham do mesmo propósito.

Não chega o que é feito pelos Bombeiros, é francamente insuficiente, é uma profissão de risco iminente e têm que ser abordada como tal.

Morte ou Glória – Bombeiros Voluntários de Guimarães.

© 2020 Guimarães, agora!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também