A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) promove a 19 de Novembro (Quarta-feira), o debate ‘Estratégias para o futuro do ensino superior’, com os professores Alexandre Quintanilha, Olga Pombo e Luís António Santos.
O evento tem entrada livre, insere-se no programa do Cinquentenário da EEUM e pretende trazer diferentes perspectivas e visões sobre o ensino superior em Portugal. A sessão está marcada para as 16h00, no edifício 1 do campus de Azurém.

Alexandre Quintanilha nasceu em Moçambique, viveu na África do Sul e nos EUA e está em Portugal desde 1991. Doutorou-se em Física, estudando o stress oxidativo nos seres vivos e a forma como lidamos com o risco. Fundou e ajudou a criar vários centros de investigação e cursos multi-disciplinares nas universidades de Berkeley e do Porto. Presidiu diversas comissões a nível nacional e internacional, contribuiu como deputado da Assembleia da República para uma política baseada no conhecimento e tem tido “a sorte de conviver com pessoas muito inspiradoras”.
Olga Pombo é doutorada em História e Filosofia da Educação pela Universidade de Lisboa, onde dirigiu o Departamento de História e Filosofia das Ciências e o Centro de Filosofia das Ciências. Publicou cerca de 150 títulos, da Filosofia Moderna à Ciência e Arte, cujo ensino iniciou em Portugal. Co-fundou a Société de Philosophie des Sciences, é membro honorário da International Association for the Study of Controversies e do conselho científico do Réseau National des Maisons des Sciences de l’Homme e preside a assembleia-geral da Sociedade Portuguesa de Lógica.
Luís António Santos é mestre em Política Internacional pela Universidade de Londres e doutorado em Ciências da Comunicação pela UMinho, onde é professor e investigador sobre as mudanças no espaço mediático. Foi jornalista durante mais de uma década, passando na “pirata” Rádio Universitária do Porto, no Jornal de Notícias, no Diário de Notícias (correspondente em Londres) e no Serviço Mundial da BBC. É director adjunto do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, membro do Conselho Geral da UMinho e tem tido presença regular nos média.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


