Ricardo Araújo: CCG/ZGDV consolida Guimarães como ‘Cidade de Ciência’

Data:

Quando completa 32 anos, o Centro de Computação Gráfica (CCG) mereceu do presidente da Câmara, Ricardo Araújo, o reconhecimento do seu contributo na consolidação de Guimarães como cidade de ciência e inovação.

Foi no decorrer do Open Day – destinado a comemorar o aniversário – em que a inovação tecnológica e a transformação digital foram o tema principal do encontro que se realizou no campus de Azurém da Universidade do Minho.

“A tecnologia tem mais valor quando melhora a vida das pessoas; a inovação tem mais sentido quando gera bem comum.”

Ricardo Araújo, sublinhou que “a tecnologia tem mais valor quando melhora a vida das pessoas; a inovação tem mais sentido quando gera bem comum. É nessa direcção que, em nome do Município de Guimarães, reafirmo o nosso compromisso”, reconhecendo o papel da ciência, da investigação e da tecnologia como motores do desenvolvimento económico e sustentável do território.

CCG/ZGDV juntou personalidades ligadas à inovação e tecnologia no seu aniversário. © Direitos Reservados

Ricardo Araújo entende que o contributo do CCG/ZGDV e da Universidade do Minho para a consolidação de Guimarães como cidade de ciência e inovação, reforça o compromisso do Município na promoção da transformação económica, urbana e ambiental do concelho.

“Potenciemos, juntos, a relação entre instituições, promovendo a identificação conjunta de desafios e a apresentação de propostas de solução.”

“Utilizem Guimarães como plataforma de cooperação e experimentação. Potenciemos, juntos, a relação entre instituições, promovendo a identificação conjunta de desafios e a apresentação de propostas de solução. Disponibilizaremos o território e os serviços municipais para experimentação responsável, com critérios claros de avaliação e partilha de resultados e conhecimento”, acrescentou o autarca, desafiando a academia, as empresas e os centros de investigação a fazer de Guimarães um verdadeiro laboratório vivo de inovação.

O ‘CCG/ZGDV Open Day 2025’, contou com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos, do coordenador da Missão Interface, João Lobo Ferreira, da presidente do COMPETE 2030, Alexandra Vilela, do euro-deputado Paulo Cunha, do presidente do conselho de administração do Instituto CCG/ZGDV, Ricardo J. Machado, bem como do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e da vice-reitora para a Investigação e Inovação, Sandra Paiva.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Será que as competências rítmicas moldam a forma como aprendemos a ler e a escrever?

É a esta questão que Marta Martins, investigadora do...

Testada tecnologia que traduz sinais cerebrais em movimento físico através de mão robótica e realidade virtual no pós-AVC

O projeto UpReGain, liderado por um grupo de investigadores...

Neptuno: o gigante azul à beira do silêncio cósmico

No vasto teatro do Sistema Solar, onde a luz...

UMinho: ‘Dia Nacional da Cultura Científica’ é assinalado amanhã

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, recebe na próxima Segunda-feira (dia...