A orientação está a cargo do fotógrafo José Pastor, autor de várias publicações sobre a escultura pública em Guimarães. Neste workshop, que decorrerá em 18 e 25 de Outubro, a fotografia irá ser usada para captar o valor patrimonial e estético de algumas esculturas que se encontram no Centro Histórico de Guimarães.
“O programa anual da Casa da Memória prossegue desta forma, movendo-se, ao longo de 2025, em torno das nossas figuras escultóricas e procurando expressões de luz e formas, aprofundando o conhecimento do rico património escultórico vimaranense em espaço público” – salienta um comunicado de A Oficina.
Um diálogo singular com as peças escultóricas, com o lugar que ocupam e com as pessoas que as observam, tornamo-nos todos e todas testemunhos permanentes de uma história que não é apenas a que é contada nos livros, mas também a que é vivida diariamente e experienciada nos espaços comuns, e é isso que se veiculará neste evento.
A Casa da Memória (CMDG) salienta que “nestas obras, o corpo ou as formas – tanto na sua forma física como simbólica – emergem como uma representação visual de eventos ou personalidades que deixaram marcas profundas nas pessoas e no território, olhadas neste workshop pelas lentes apuradas e expansivas de José Pastor e respectivos participantes, expressando renovados olhares sobre este património”.
A CDMG tem desenvolvido um programa, ao longo de 2025, que procura dialogar com as figuras escultóricas de Guimarães, marcos que transcendem o espaço físico e que se ligam directamente à memória, à história e às figuras que moldaram a cultura local e, nalguns casos, até mesmo nacional.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



