O Ministro das Infraestruturas recebeu, hoje, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente. Uma reunião duas vezes adiada e na qual foi abordada a questão da ligação à estação de alta velocidade, em Braga, por MetroBus ou BRT.
Com o projecto e estudo na mão – elaborado pela TRENMO, UMinho e ENGIMIND, coordenados pelo professor José Mendes que participou na reunião tal como Joaquim Josias Carvalho, director municipal – Domingos Bragança recebeu garantias de financiamento do projecto de execução (a fase seguinte do projecto em curso) e da obra se a opção for a do BRT, como já era previsto.
Miguel Pinto Luz – e o Governo – não está inclinado a apoiar um Metro Ligeiro de Superfície nos 22 kms que separam Guimarães-Braga, solução que não se adapta ao perfil do terreno. E uma solução que considerou técnica e financeiramente desajustadas da realidade de Guimarães comparativamente com a proposta do BRT/MetroBus.
E deixou claro, na reunião, repetindo uma posição já assumida – que rejeitará financiar qualquer projecto nesse sentido que lhe venha a ser proposto depois das eleições de 12 de Outubro.
Sobre a construção de um nó da auto-estrada, perto de Brito, para servir as Caldas das Taipas e o AvePark, a questão tem sido abordada de forma leve sem conhecimento do que está em causa com tal ligação. E fonte do Ministério das Infraestruturas garante que a opção não terá cobertura governamental no médio prazo.
Uma delas é a incidência de tal alteração no contrato de concessão da A11 e das implicações daí resultantes, incluindo questões técnicas que são mais difíceis de resolver do que as promessas feitas pelos candidatos às eleições autárquicas, sem qualquer estudo técnico que as sustente ou justifique.
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