Autárquicas 2025
A coligação ‘Juntos por Guimarães’ promoveu um encontro com agricultores do concelho, que contou com a presença do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, do candidato à Câmara Municipal, Ricardo Araújo, de António Gonçalves, presidente da Junta e actual candidato à Junta de Freguesia de Creixomil, e de João Sotto Mayor, presidente da Cooperativa Agrícola de Guimarães e candidato à Assembleia Municipal.
Num comunicado, a coligação que une o PSD e CDS-PP, afirma que “o encontro reuniu dezenas de agricultores, produtores e representantes de associações locais, num momento de partilha e diálogo que teve como principal objectivo valorizar um sector que tem sido injustamente menosprezado e abandonado ao longo dos anos”.
Criar um elo sólido entre os agricultores vimaranenses e o Governo local e nacional, reforçando o compromisso da coligação em apoiar aqueles que trabalham diariamente pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento do território, foi o motivo deste encontro.
Ricardo Araújo destacou a importância estratégica da agricultura para o futuro de Guimarães, sublinhando que “os agricultores são parte essencial da identidade e da economia do concelho e precisam de sentir que a autarquia está ao seu lado”.
“É tempo de reconhecer o valor de quem trabalha a terra e de criar políticas locais que apoiem o sector.”
O candidato afirmou ainda que “é tempo de reconhecer o valor de quem trabalha a terra e de criar políticas locais que apoiem o sector, assegurem a valorização dos produtos e incentivem os jovens a investir na agricultura”.
Relembrou também que “Guimarães será Capital Verde Europeia em 2026, e esse título está profundamente ligado ao mundo rural, à floresta e à sustentabilidade ambiental, áreas que devem ser tratadas de forma integrada e com visão de futuro”.
“Os agricultores continuam a ser injustamente menos remunerados face ao esforço e à importância do seu trabalho.”
O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, salientou a relevância deste encontro e o papel da agricultura como base da coesão social e territorial. Reconheceu que “os agricultores continuam a ser injustamente menos remunerados face ao esforço e à importância do seu trabalho” e defendeu que é urgente “valorizar quem produz e garantir uma verdadeira renovação geracional no sector agrícola”.
O Ministro frisou que esta coligação está empenhada em criar condições que atraiam jovens para a agricultura, promovendo inovação, sustentabilidade e competitividade, ao mesmo tempo que reforça a ligação entre o poder local e as comunidades rurais.
“O encontro terminou com um sentimento de união e confiança. A coligação reafirmou o seu compromisso de continuar próxima das pessoas e de todos os sectores que fazem mover o concelho. A agricultura é uma parte vital de Guimarães e um pilar essencial da sua sustentabilidade ambiental, económica e social. Com diálogo, compromisso e visão, a coligação quer devolver dignidade a quem produz e construir, em conjunto com os agricultores, um futuro mais verde, equilibrado e próspero para Guimarães” – conclui o comunicado.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



