Moreira de Cónegos: António Brás despoleta uma bomba política de 101 segundos

Data:

Autárquicas 2025

Foi uma declaração bombástica e que reafirma a divisão no PS quando se fala de autárquicas. O actual presidente da Junta de Moreira de Cónegos, António Brás virou o momento político de pernas para o ar, no mais paradoxal episódio da campanha para as autárquicas, de 12 de Outubro.

António Brás, participou numa sessão da coligação ‘Juntos Por Guimarães’ na vila, neste fim-de-semana, zurziu contra o PS do Toural e contra Ricardo Costa, quando ainda exerce o cargo de presidente da Junta de Freguesia, eleito nas listas socialistas.

Como moreirense que ama a sua terra – foi nessa qualidade que interveio – António Brás identificou “uma parte da candidatura do Toural” como “uma candidatura que olha apenas para si mesma”. E que vem a Moreira de Cónegos mais para dividir e “politizar as nossas instituições e associações”.

Pronunciando-se sobre o modo menos concreto do processo que o levou a desistir de renovar a sua candidatura, o autarca criticou a forma de escolha dos homens e mulheres da lista – com que não concordou – ao jeito de “…deixe-se estar, dois aninhos e depois nós indicamos as pessoas”.

Este procedimento levou-o a considerar como “uma característica única de Ricardo Costa”, pois, “quando ganhou a primeira vez (no partido) não soube gerir a primeira vitória”.

E num tom em crescendo, diz que a partir daí, “…foi desfragmentando, foi desfragmentando, e cada vez mais foi alagando, foi alagando, foi alagando ao ponto de não merecer a Câmara Municipal de Guimarães”.

A ‘revolta’ de António Brás tem agitado a opinião pública. © Direitos Reservados

Crê que “Ricardo Araújo, Rogério Paiva (outro socialista dissidente) e todos os outros que acreditam neste projecto, não é gente disso”. Sabe que Ricardo Araújo “e a sua nobre equipa, propõe para elevar Guimarães e todas as terras, pois, têm qualidade para isso”.

“Que esses tentáculos não entrem dentro das nossas instituições para desvirtuar.”

Com um “ajudem-nos, por favor”, António Brás pediu à coligação, para evitar “que esses tentáculos não entrem dentro das nossas instituições para desvirtuar”.

Este momento foi registado em vídeo, colocado na página de facebook de ‘Juntos por Guimarães’ e que teve reacção imediata de Flávio Freitas, autarca de Conde e Gandarela que está na lista dos elegíveis para a Câmara Municipal, pelo PS.

Flávio Freitas diz que António Brás “é um falso humilde” e que sendo da zona Sul, está “com muito orgulho na equipa do Toural”. Acrescenta que “sinto-me profundamente desrespeitado pelas declarações que ouvi deste senhor”… o homem que “quando eu estudava já andava a angariar candidatos para o PSD”. Ironiza: “Passado um tempinho já era socialista”.

O ainda autarca de Conde e Gandarela escreve, depois, que “quem não sabe sair, sai sempre pela porta pequena. E neste caso bem pequenina” – remata.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Vitrus Ambiente: novos administradores para os mesmos objectivos e desafios na limpeza urbana

Entram Alexandre Barros da Cunha e Natália Ribeiro, indicados...

PS: lança contra-ataque à comunicação da Câmara para defesa da herança socialista

A concelhia de Guimarães serviu-se da forma como foram...

Casfig: Eduardo Fernandes escolhido para transformar empresa

Era até agora adjunto do presidente da Câmara, depois...

Modatex: pólo vai para o AvePark e continua em Guimarães

O presidente da Câmara, informou os vereadores que a...