Ricardo Silva (da Tintex Textiles) foi eleito presidente da direcção para o triénio 2025–2027. Um sinal apenas da renovação assumida no interior da maior associação do têxtil e vestuário, onde várias gerações de empresários se cruzam.
De facto, há um entrelaçar da experiência associativa com Mário Jorge Machado (Adalberto Textile Solutions) e Paulo Melo (Somelos) com a irreverência de Ricardo Silva e João Almeida entre outras novas caras, de homens e mulheres que estão ligados ao sector da ITV.
“Esta associação tem o dever, o know-how e a força para ser um verdadeiro suporte para os empresários e empresas que representa”, afirmou o novo presidente. “Queremos que a ATP ofereça um serviço diferenciado e importante para o seu dia-a-dia”, acrescenta, sublinhando a missão de tornar a associação cada vez mais relevante para os associados.
“Somos assessores das empresas e o nosso papel é ajudar a gerar maior valor acrescentado para elas.”
A nova direcção pretende acompanhar cada empresa num percurso personalizado de aumento de valor acrescentado, potenciando simultaneamente a competitividade do sector através do efeito de rede sectorial. “Não devemos trabalhar da mesma forma para todos, devemos personalizar”, explica Ricardo Silva. Define o papel da direcção da ATP: “Somos assessores das empresas e o nosso papel é ajudar a gerar maior valor acrescentado para elas”.
Ricardo Silva reconhece que “o mundo actual é marcado pela incerteza, volatilidade e dúvida constantes, e mais do que nunca a ATP assume um papel de suporte e confiança para o sector”. “Somos uma rede numa indústria e, enquanto sector, somos mais fortes juntos”, reforça, destacando também a importância da moda: “A moda é importante. Há um factor competitivo na moda que temos de abraçar”.
“Com digitalização e um produto sexy conseguiremos um posicionamento de referência mundial.”
Para o líder, a geração de valor para os associados passa por fornecer informação actualizada e relevante para decisões mais ponderadas, exercer influência concreta nos órgãos de decisão e criar mecanismos de fomento ao negócio e de networking internacional. “Quero que a ATP seja um centro de inteligência”, afirma, acrescentando que é essencial “ter uma voz activa” e “ser um promotor internacional da ITV”. “Com digitalização e um produto sexy conseguiremos um posicionamento de referência mundial”, acrescenta.
Ricardo Silva sublinha ainda a necessidade de reforçar o envolvimento interno e o crescimento da associação: “Somos 600 associados, mas podíamos ser muitos mais. Quis ter um conjunto de colegas de várias áreas da indústria, que mostre transversalidade também para dinamizar o posicionamento da ITV portuguesa”.
Os novos órgãos sociais, são:
- Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: IDEPA – Indústria de Passamanarias (Eduardo Moura e Sá);
Vice-Presidente: LMA – Leandro Manuel Araújo (Alexandra Araújo);
Secretário: Malhas Reistex (José Loureiro);
Suplentes: Fitexar – Fibras Têxteis Artificiais (António Falcão), Confetil (Stéphane Picciotto).
- Conselho Fiscal:
Presidente: Fortiustex – Comércio de Têxteis (José Guimarães);
Vogais: Lipaco – Linhas para Confecções (Jorge Pereira), Primma – Produção Industrial de Moda em Malhas, (Paulo Santos);
Suplentes: Malhas Sonix (Samuel Costa), Alves Pereira Tapeçarias (Pedro Alves Pereira).
- Direcção:
Presidente: Tintex Textiles (Ricardo Silva);
Vice-Presidentes: Adalberto Textile Solutions (Mário Jorge Machado), Indústrias Têxteis Somelos (Paulo Melo), TMG – Tecidos para Vestuário e Decoração (Vítor Fernandes);
Vogais: Spring Fashion & Design (Hélder Gonçalves), A. Ferreira & Filhos (Noel Ferreira), Impetus Portugal – Têxteis (Ricardo Figueiredo), O Segredo do Mar – Têxteis e Vestuário e Decoração (José Cardoso), Carmafil – Indústria Têxtil & Confecções (Catarina Cardoso), Têxteis J.F. Almeida (João Almeida), Trimalhas – Knit Inspiration (Carlos Neves), Riopele – Têxteis (Francisca Oliveira);
Suplentes: JSB Oliveira & Oliveira (Alexandra Oliveira), Dune Bleue – Importação e Exportação de Artigos Têxteis (Ricardo Faria).
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