Autárquicas 2025
Uma delegação da CDU, composta por Inês Rodrigues, candidata à Assembleia Municipal, e João Jorge Araújo, mandatário concelhio, visitou a sede da Cercigui para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por esta instituição.
Durante a visita, a delegação reuniu com a direcção da Cercigui, que actualmente apoia mais de 400 utentes com o trabalho de cerca de uma centena de profissionais. A instituição, que presta um serviço fundamental à comunidade de Guimarães, enfrenta uma procura crescente por parte da população.
“Apesar do aumento exponencial da procura, o financiamento mantém-se inalterado desde 2014.”
“No encontro, a direcção da Cercigui alertou para a necessidade de um reforço no investimento e na garantia dos apoios essenciais para que a instituição possa continuar a prestar o seu serviço de excelência. A situação do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) foi destacada como exemplo. Esta equipa, composta por apenas 11 trabalhadores, presta apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais nos 18 agrupamentos de escolas de Guimarães e Vizela. Apesar do aumento exponencial da procura, o financiamento mantém-se inalterado desde 2014”, reforça a nota de imprensa da coligação.
A CDU compromete-se “a estabelecer as pontes necessárias e a ser uma voz activa na exigência de maior apoio para a Cercigui”, um compromisso que sublinha “a importância de assegurar que as instituições de apoio social, como a Cercigui, tenham os recursos humanos e financeiros adequados para responder às necessidades da comunidade”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



