O papel deste serviço na defesa do espaço público e no combate à deposição ilegal de resíduos, com reforço da equipa para uma resposta mais alargada, foi destacado por João Pedro Castro, o gestor público da empresa municipal.
Fê-lo no dia em que se assinala o ‘Dia Mundial da Conservação da Natureza’ divulgando os dados mais recentes sobre a paisagem ambiental e as ocorrências que se detectam no serviço que tem como missão assegurar o cumprimento do Regulamento de Gestão de Resíduos Urbanos (RGRU), desenvolvido em parceria com o Município de Guimarães.
As situações detectadas incluem 121 deposições fora dos equipamentos próprios, 41 deposições indevidas de resíduos volumosos e verdes, 38 casos de deposição de resíduos industriais, 23 deposições em horário inapropriado e 19 deposições de resíduos de construção e demolição (RCD).
Desde o início deste projecto, já foram identificados 458 infratores, tendo sido aplicadas coimas, emitidas advertências verbais, realizadas notificações formais e adoptadas medidas para a reposição da legalidade.
“Com o reforço da equipa, estamos mais capacitados para agir, esclarecer e sensibilizar a comunidade.”
A Vitrus Ambiente reforçou recentemente esta equipa, que passou a contar com quatro elementos, permitindo aumentar a capacidade de resposta no terreno, acompanhar de forma mais eficaz as ocorrências e intensificar a proximidade com a população.
“O serviço de Fiscalização Ambiental tem um papel essencial na protecção do espaço público, no cumprimento das regras e na construção de uma comunidade ambientalmente responsável”, sublinha João Pedro Castro, administrador executivo da Vitrus. “Com o reforço da equipa, estamos mais capacitados para agir, esclarecer e sensibilizar a comunidade, garantindo que Guimarães continua a ser um exemplo de compromisso com o ambiente”.
A Fiscalização Ambiental actua em todo o território do concelho de Guimarães, com enfoque na correção de comportamentos ilegais, na prevenção de infracções e no reforço das acções de sensibilização e esclarecimento junto da população.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


