‘Operariada’: uma conversa e uma performance sobre a mulher na Indústria Têxtil

Data:

É uma criação de Tânia Dinis e Catarina Laranjeiro e vai ser apresentada na Casa da Memória, no Domingo, dia 26 de Janeiro, pelas 16h00. Uma performance completa esta história a exibir no CIAJG, no dia 1 de Fevereiro (Sábado) pelas 19h00.

‘Operariada’ propõe traçar a história de mulheres que trabalharam grande parte da sua vida na indústria têxtil no Vale do Ave. 

A história das mulheres que, traçando têxteis, traçaram a história do Vale do Ave, interliga-se com as profundas mudanças na paisagem que a indústria provocou.

PUB

Esta é também a história de mudanças que não aconteceram: as relações de poder e de resistência, a vulnerabilidade laboral, os abusos morais e sexuais, a que muitas mulheres foram (ou ainda são) sujeitas.

Realizada em estreita colaboração com sete operárias da indústria têxtil, esta criação trabalhou com memórias presentes, que através da mediação audiovisual e arquivística, pretende reapropriar e ressignificar no passado.

No âmbito desta criação, a Casa da Memória acolhe, este Domingo, uma conversa com a comunidade e a black box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães será palco para a apresentação da performance.

Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Guimarães Jazz 35 anos: “Existiu antes de existirem as condições para que existisse”

'Guimarães Jazz 35 anos', é uma publicação sobre o...

Rafael Oliveira: a sua obra ‘The One Who Stayed’ foi distinguida ‘XII Bienal de Pintura da Moita’

O artista vimaranense Rafael Oliveira foi distinguido com o...

Museu Arqueológico: Sociedade Martins Sarmento integra-o na ‘Rede Portuguesa de Museus’

O Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, é um...

Muralha: visita aos locais onde a comunidade judaica viveu em Guimarães

Descobrir algo que se perdeu no tempo, nomeadamente a...