4.6 C
Guimarães
Sexta-feira, Janeiro 17, 2025

Heimtextil: Sampedro investe na energia e António Salgado na hotelaria

Economia

Há sempre notas a tirar da participação das empresas de Guimarães em cada Heimtextil, ano após ano.

Se continua a ser evidente que o maior contigente de empresas portuguesas é vimaranense, também é verdade que, mesmo com a China incluída, Guimarães assume-se como o território com mais unidades presentes na feira de Frankfurt am Main, a nível internacional.

Há revelações interessantes: a Sampedro está focada num processo de descarbonização que vai clarificar o modo como utiliza a energia na produção dos seus artigos. Com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a empresa quer “diminuir a pegada de carbono entre 60 a 65% até ao final deste ano”.

Depois de ter sido as primeiras a utilizar, então, o sistema de co-geração, agora os modelos do seu abastecimento energético são diferentes. Uma caldeira de bio-massa que abastecerá os sectores de acabamentos e de água na tinturaria, através de recuperadores de calor, representa um investimento de dois milhões de euros.

Mas outros objectivos ajudarão a Sampedro a um desempenho industrial mais sustentável. “O aumento da produção foto-voltaica e a construção de um armazém de logística e o armazenamento de matérias-primas, com a renovação do parque de máquinas”, significará um investimento de quatro milhões de euros.

Noutro âmbito, a empresa António Salgado vive a experiência de ter adquirido a JM Rodrigues. É a junção de duas experiências industriais, o que dá à António Salgado vantagens na disputa do mercado de hotelaria, com foco num segmento de mercado que vai do alojamento local a um hotel de cinco estrelas.

Consciente de que o preço é lei fundamental, num sector incluído no luxo, a nova aposta para além de representar uma exigência maior do ponto de vista técnico, dimensionará o grupo para um maior presença internacional.

As suas diferentes marcas: ‘Season’, ‘aNook’, ‘Portuguesa’, dão corpo ao portfólio da António Salgado, a par de um catálogo de hotelaria da JM Rodrigues, com vista a chegar a públicos diferentes – para quem procura uma boa relação qualidade-preço, sustentabilidade, modernidade, ou um combinado equilibrado entre estes. 

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias