PSD, PS e CDU foram os partidos que manifestaram o seu regozijo pela classificação obtida por Guimarães na definição da cidade onde se celebrará a Capital Verde Europeia, em 2026.
A felicitação do PSD engloba “todos os responsáveis envolvidos na conquista do desejado título de Capital Verde Europeia”. Um “desígnio colectivo” comungado pelos social-democratas, e ao qual “o PSD esteve sempre ligado a este objectivo, apoiando o trabalho que conduziu a este desfecho de sucesso que a todos deve orgulhar”.
O PS, através da sua concelhia felicita “o Município, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030, que trabalharam afincadamente neste projecto, sob a liderança do presidente Domingos Bragança, que soube acreditar e potenciar este caminho”.
Já a CDU saúda a decisão de atribuir o título de Capital Verde Europeia a Guimarães e enaltece, sobretudo, “o trabalho árduo das equipas de trabalhadores, técnicos, cientistas, investigadores que contribuíram para que esta candidatura fosse vencedora”.
E agora?
Para o PSD depois de celebrar é tempo para “continuarmos a fazer do nosso concelho um território ainda mais amigo do ambiente e da sustentabilidade”. Considera mesmo que o prémio “une a comunidade e reforça o nosso sentido colectivo”.
“Estamos todos do mesmo lado neste caminho de continuar a afirmar Guimarães.”
Reforça que “estamos todos do mesmo lado neste caminho de continuar a afirmar Guimarães como Capital Verde Europeia, dando o melhor em favor de um ambiente sustentável e da biodiversidade, agora, durante e depois desta etapa, num trabalho colectivo que a todos deve mobilizar e envolver, fazendo de Guimarães um território efectivamente inspirador para a acção das cidades europeias nas políticas ambientais”.
A concelhia socialista, sustenta, que doravante “continuamos e continuaremos a afirmar Guimarães no país, na Europa e no Mundo”. E justifica que o título de Capital Verde Europeia “é uma conquista que pertence a cada vimaranense e, por isso, deve ser entendida como uma responsabilidade acrescida na promoção das boas práticas ambientais”.
“O prémio Capital Verde Europeia, coloca, até 2026, muitos desafios ao executivo camarário.”
“O prémio Capital Verde Europeia, coloca, até 2026, muitos desafios ao executivo camarário, ao tecido económico e a todos os vimaranenses” – defende a CDU. A coligação do PCP mais Os Verdes diz que “esteve desde a primeira candidatura muito atenta a todos os passos, acompanhou o trabalho e os investimentos realizados, estando na origem da criação da comissão de acompanhamento junto da Assembleia Municipal e reclamando o seu funcionamento, e procurou dar os seus contributos para que Guimarães – Capital Verde Europeia seja mais do que um título e se possa projectar na realidade de uma cidade sustentável”.
A CDU chama a atenção para seis pilares essenciais que a Câmara Municipal tem pela frente para devolver a quem vive no nosso concelho o direito à qualidade de vida.
“A Capital Verde Europeia deverá alavancar a luta pelo desenvolvimento da ferrovia, exige a redução do tráfego automóvel, seja nas vias do centro da cidade, seja na ligação com concelhos vizinhos, reivindica a preservação e respeito pela água, a promoção da mobilidade suave, a pedonalização, requer o respeito pelos solos, pela sua preservação e classificação” – defende a CDU.
O PSD e PS felicitam Domingos Bragança e técnicos da candidatura, pelo prémio que orgulha Guimarães. A concelhia do PSD Guimarães considera a distinção “relevante” ao “reconhecer as políticas e os investimentos realizados na nossa cidade no âmbito da sustentabilidade, do ambiente, da neutralidade carbónica e do combate às alterações climáticas”.
A concelhia de Guimarães do Partido Socialista acentua ainda que “orgulha-se do trabalho desenvolvido pelos seus autarcas e pela visão estratégica que tem pautado a sua governação”.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.