O júri tomou uma “decisão difícil”, declarou Patrick Child, o director-geral para o Ambiente da Comissão Europeia.
A decisão de colocar Guimarães como vencedor único do título de Capital Verde Europeia 2026 é um prémio para as políticas ambientais seguidas pelos executivos de Domingos Bragança.
O presidente ficou sem palavras e em silêncio quando subiu ao palco com “a equipa fantástica” que tem conduzido a implementação das política ambientais e que sustentaram a candidatura. E envolveu os vimaranenses nesta conquista, de exigência, e de cuidado com a salvaguarda do ambiente que passa por gestos e atitudes muito simples.
“Um caminho longo, de resiliência, um acreditar” de que Guimarães era “uma cidade de um planeta” que todos queremos defender.
Ainda emocionado, Domingos Bragança disse em inglês que “nós acreditamos no futuro, e este é o caminho”, apontando às medidas mais amigas do ambiente que as cidades devem perseguir.
Também ressalvou “o compromisso para o futuro e para as próximas gerações” do facto de Guimarães se ter tornado mais verde com o título da União Europeia para as cidades que mais cuidam do ambiente e da sustentabilidade.
“Em 2026 podemos inspirar as cidades europeias de média dimensão a seguir o nosso exemplo.”
“Em 2026 podemos inspirar as cidades europeias de média dimensão a seguir o nosso exemplo e foi para isso que trabalhamos e vamos continuar a trabalhar” – concluiu.
O presidente da Câmara de Guimarães começou por saudar Valência e mostrar a sua solidariedade com o sofrimento da população derivado das consequências de uma tempestade que varreu a região.
Agora, Guimarães tem de acentuar, ainda mais, a sua qualidade de cidade europeia, envolver os cidadãos em comportamentos mais europeus que aumentem a qualidade de vida, no dia-a-dia.
Um desafio que saberá vencer…
Foto © EU Green Capital
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.