Registou uma subida de mais 220 desempregados. Por isso, Outubro, passa a ser o terceiro mês do ano de 2024 com mais gente flagelada pela falta de emprego remunerado. Só Março (6262) e Abril (6280) estão acima deste ranking.
Nesta onda, de sobe e desce, as mulheres continuam na frente (4009) de gente que ‘vive à sombra’ do subsídio de desemprego. Os homens são 2767.
Quanto ao resto, as tendências mantêm-se: os mais recentes desempregados (4068) formam um ‘exército’ grande de gente que perde ocupação profissional; os que passam a ter desemprego crónico (2708) também cresce.
No que toca à idade dos desempregados são 72,81% que têm entre 35 e mais de 55 anos (4934). E que entram num período de vida em que se torna cada vez mais difícil o retorno ao local de trabalho.
Numa época em que se fala muito de aproveitar o talento dos jovens e dos mais qualificados, Outubro fica na estatística como o quarto mês com mais licenciados sem emprego (794), uma realidade à procura de solução e que leva os jovens com formação superior a procurarem trabalho para sobreviverem na onda dos sem recursos ou que vivem ainda sob a protecção dos pais.
O número dos despedidos em Outubro (215) também coloca o mês no quarto lugar.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.