Os deputados do círculo de Braga do PSD e outros, num total de 18, subscreveram a proposta de voto de condenação pela destruição do Padrão de São Lázaro, ocorrida na noite de 30 de Julho.
Justificam os deputados que “este derrube e fragmentação de um monumento nacional, de enorme significado para a História de Portugal, simbolizando a vitória na Batalha de Aljubarrota e a passagem do rei D. João I por Guimarães, deve merecer firme condenação”.
Ao mesmo tempo, os deputados do PSD onde se incluem Emídio Guerreiro e Ricardo Araújo, exigem que “as entidades competentes investiguem os factos e apurem as responsabilidades inerentes”.
Consideram ainda que “este incidente sublinha a preocupação que deve existir com as condições de preservação e salvaguarda do nosso património colectivo, alertando para a necessária adopção de novas medidas de protecção e vigilância”.
Num comunicado do PSD Guimarães, onde se dá nota deste voto, que a destruição deste património “evidencia a imperativa necessidade de promover, através da educação e da cultura, a consciência colectiva pelo respeito e protecção dos nossos monumentos nacionais”.
“O grupo parlamentar do PSD regista a pronta intervenção do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal de Guimarães na recolha e avaliação dos danos materiais causados no cruzeiro derrubado e exorta estas entidades para diligenciarem no sentido de uma rápida recuperação e restauro deste importante monumento nacional” – conclui o comunicado.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.