A acusação foi feita no plenário da Assembleia da República, durante a discussão de uma recomendação dos socialistas para que o Governo implemente o Plano Ferroviário Nacional (PFN).
Ricardo Araújo usou da palavra depois de Ricardo Costa, sobre o tema, numa espécie de confronto entre deputados de Guimarães.
E tudo porque na recomendação do PS estava uma ligação ferroviária entre Braga e Guimarães que não consta da versão original do PFN.
“Depois de durante anos de governação nada ter feito para resolver os problemas de mobilidade na região e de ter defendido exactamente o contrário do que foi consensualizado entre os Municípios da região, o avanço de um sistema de mobilidade ligeira entre o Cávado-Ave, abrindo corredor a um sistema do tipo BRT [Bus Rapid Transit]”, o deputado Ricardo Araújo sentenciou que “o PS dá as cambalhotas que forem necessárias para defender na oposição aquilo que não fez no Governo”.
“Deixem efectivamente trabalhar quem quer resolver os problemas das pessoas.”
Defendeu ainda que “é tempo do PS parar de brincar aos comboios, de parar com as manobras de diversão e dispersão. Deixem efectivamente trabalhar quem quer resolver os problemas das pessoas, como é o caso deste Governo e, seguramente, estas ligações estratégicas para o nosso território serão uma realidade”, atirou Ricardo Araújo.
Ricardo Araújo criticou “a postura socialista” no sistema de mobilidade entre Guimarães e Braga, que nada resolveu durante os anos de governação, mas que recentemente veio defender o estudo de uma linha de comboio entre Braga e Guimarães.
“É com um misto de estupefacção e indignação que assistimos ao Partido Socialista defender agora a ligação ferroviária entre Guimarães e Braga, em relação à qual nada fez quando esteve no Governo, como contrariou activamente essa possibilidade, tanto a nível nacional, como local”, considerou Ricardo Araújo.
Lembrou que desde 2020 vários ministros e secretários de Estado do PS sempre contrariam a possibilidade de ligar Guimarães e Braga por ferrovia ou metro de superfície.
E recordou que a nível local vários autarcas e dirigentes do PS “manifestaram discordância da construção de ligação ferroviária directa, porque entenderam que essa não era a melhor opção”.
Recordou ainda que no Município de Guimarães, estão a avançar os estudos técnicos para o BRT, para a ligação entre Guimarães e Braga, em via dedicada, conforme protocolo assinado em Maio de 2023, entre o fundo ambiental e a Câmara Municipal; que em Braga está a avançar a execução BRT (sistema metrobus); e em que “essa é a opção prioritária assumida já pelos autarcas locais”.
Ver o PS vir, agora, defender a possibilidade da ferrovia, para Ricardo Araújo “é uma leviandade e um total desrespeito pelas pessoas, pelas empresas e instituições desta região do Quadrilátero Urbano [Guimarães, Braga, Barcelos e Famalicão], a terceira com maior densidade populacional, logo a seguir às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e absolutamente estratégica para o país”.
“O que pretende agora o Partido Socialista com esta proposta? Baralhar para que tudo volte a ficar na mesma?”, questionou Ricardo Araújo, sublinhando que “nós não nos esquecemos que foi o Governo do Partido Socialista, com Pedro Nuno Santos à frente do Ministério das Infraestruturas, quem suspendeu o serviço Alfa de ligação rápida de Guimarães ao Porto e que, apesar das sucessivas promessas, nunca mais foi retomado”, concluiu.
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