Localizado na junta de freguesia de Silvares, o novo gabinete da GNR vem responder à necessidade de uma intervenção mais próxima junto da comunidade.
A inauguração do novo gabinete da GNR – Destacamento Territorial de Guimarães, decorreu, na última Sexta-Feira com a assinatura de um contrato em regime de comodato entre a junta de freguesia de Silvares e a GNR.
Na sessão estiveram presentes Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Castro, presidente da junta de freguesia de Silvares, e Carlos Morgado, comandante distrital da GNR de Braga.
Domingos Bragança reconheceu a importância de Silvares para a dinâmica económica do concelho, que tem visto o seu “grande dinamismo comercial e económico” a aumentar ao longo dos anos. Esta proximidade da Guarda Nacional Republicana à comunidade da zona oeste “é muito importante para aumentar a segurança dos nossos cidadãos”. No entanto, “não é só a segurança que aumenta, é também a percepção da segurança dos nossos cidadãos” e, consequentemente, o sentimento de segurança.
“Toda a comunidade sente os impactos positivos da sua presença.”
Para o edil, resolver as incivilidades das complexas sociedades contemporâneas e combater, por exemplo, a fragilidade do isolamento social, os crimes ambientais, o pequeno crime, mas perturbador da boa ordem social e indutor de crimes mais graves, implica uma actuação de muita proximidade por parte dos militares da GNR. Quando estes “estão mais perto, toda a comunidade sente os impactos positivos da sua presença”.
Perante os dados partilhados pelo comandante Carlos Morgado, Domingos Bragança defendeu que, “se este posto continuar com estes resultados positivos, então temos que replicar este modelo noutras geografias do território”.
Apesar de inaugurado, o gabinete da GNR em Silvares foi instalado em Agosto de 2023 e, desde então, já realizou 170 mil atendimentos, 37 queixas crimes, cinco alarmes de intrusão e duas participações por desaparecimento. Até Junho 2024, são mais de 20 atendimentos por semana, o que, segundo o comandante Carlos Morgado, “demonstram a necessidade e o impacto positivo que tem tido, contribuindo seriamente para a manutenção da segurança no território”.
O presidente da junta, Ricardo Castro, reconheceu todo o trabalho feito pelo executivo de Domingos Bragança em prol do desenvolvimento da freguesia. Para Ricardo Castro, a “entidade mais próxima das populações é a freguesia e por isso temos que prestar o melhor serviço às populações”, justificando desta forma a criação deste gabinete de proximidade. Dos CTT ao Espaço Cidadão, e agora “com o Gabinete de Atendimento ao Cidadão da GNR, este é um bom caminho que temos percorrido”, afirmou o presidente da junta.
O comandante da GNR, também agradeceu todo o apoio que Domingos Bragança tem dado à GNR, desde o início, e que tem permitido “as excelentes relações entre os militares, a junta de freguesia e a Câmara Municipal”. Já sobre a localização do gabinete em Silvares, foi feita uma avaliação da posição do comando territorial e “concluímos que era mais benéfico para a população a criação de um espaço físico nesta zona”.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.