Com cerca de 1700 expositores, de 53 países, as duas feiras dedicadas ao têxtil técnico apresentam novidades no processo de produção têxtil.
E ressaltando a sua importância pioneira para a indústria global ambas tornaram-se no centro de inovações orientadas para o futuro da indústria têxtil internacional – desde tecnologias progressivas a materiais revolucionários.
Na abertura, desta 20ª edição, a Techtextil apresentou-se com uma nova dimensão; a Texprocess continua bem posicionada em todos os grupos de produtos, mostrando materiais, produtos máquinas, em alianças empresariais recentemente forjadas que preparam o caminho para o futuro da indústria.
“Frankfurt volta a ser o centro das inovações têxteis e tecnológicas, que muitas vezes são apresentadas ao público pela primeira vez na Techtextil e na Texprocess” – salientou Detlef Braun, membro do conselho executivo da Messe Frankfurt, no seu discurso de abertura.
Salientou, ainda, que ambas as feiras “são um indicador importante e uma força motriz para o futuro de muitos outros ramos da indústria” e no seu 20º aniversário “a Techtextil tornou-se maior do que nunca e, juntamente com a Texprocess, está em grande forma”.
Também, na cerimónia de abertura das feiras, um painel gerou impulsos prospectivos com o tema ‘Da reciclagem de têxteis ao processamento de vestuário – o papel da IA’.
Chloé Salmon Legagneur, director CETIA, Ingo Rollwagen, AMD Akademie Mode & Design/ Hochschule Fresenius, Senior Advisor IMP Consulting, Elgar Straub, Managing Director, VDMA Textile Care, Fabrics and Leather Technologies, e Olaf Schmidt, Vice President Textiles & Textile Technologies, Messe Frankfurt, foram os oradores escolhidos para falarem sobre as oportunidades de uso de Inteligência Artificial (IA) nas áreas de produção e processamento têxtil.
Identificando novas abordagens, utilizando o potencial e melhorando os processos existentes – a Inteligência Artificial representa uma grande oportunidade para o progresso na indústria têxtil. Aqueles que se envolvem com os novos desenvolvimentos hoje estão bem posicionados para o futuro.
As vantagens das soluções de IA são evidentes: maior eficiência, competitividade, transparência e sustentabilidade. No entanto, tirar o máximo partido da IA exige conhecimentos especializados, investimento e tecnologias adequadas. O painel de discussão analisou como a IA pode ser usada para obter os melhores resultados na indústria têxtil a partir de uma variedade de perspectivas.
A Inteligência Artificial oferece novas oportunidades de inovação. Por um lado, estão a surgir desenvolvimentos que utilizam a IA para melhorar as operações tradicionais de fabrico e processamento de têxteis e para as tornar mais eficientes, por exemplo, a detecção inteligente de falhas durante a produção ou os cálculos optimizados de materiais tornam a produção e o processamento mais rápidos, melhores e mais sustentáveis.
Têxteis JF Almeida, Tearfil, Impetus, Endutex, Citeve, TMG, Associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, Carvema Têxtil, Penteadora, Inovafil Fiação, Lunartex, Neves & Companhia, são empresas que marcam a sua presença em Frankfurt.
© Thomas Fedra/ Messe Frankfurt
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.