Sentia-se um frio gelado e cortante quando as portas da Heimtextil 2024 se abriram.
Mais tarde, o frio persistia – ontem à noite as temperaturas eram negativas entre 3 e 5 graus – mas o sol raiava, dando esperança às empresas portuguesas de poderem mostrar os seus produtos, a visitantes que escasseiam e que todos procuravam, num mundo a viver uma transformação derivada da digitalização que a tecnologia tende a acentuar, até de hábitos de consumo e novos conceitos como a sustentabilidade que entraram no dicionário da produção têxtil.
A Heimtextil 2024 abriu com mais de 2800 expositores de 60 países e um nível de internacionalidade de 95 por cento. A organização salienta que “a Heimtextil deste ano continua a crescer”.
Num painel de discussão durante a conferência de imprensa de abertura, a principal feira comercial de têxteis para o lar e para o private label destacou a importância da inteligência artificial (IA). Anja Bisgaard Gaede, fundadora da agência de tendências e negócios Spott, Danny Richman, consultor de IA e inventor do aplicativo de design Fabric Genie baseado em IA, e Olaf Schmidt, vice-presidente de têxteis e tecnologias têxteis da Messe Frankfurt, foram os oradores.
E como a IA está acelerando o processo de design? Que processos experimentados e testados já foram introduzidos no sector dos têxteis-lar? Que medidas são necessárias para prevenir violações de direitos autorais?
Os especialistas discutiram uma variedade de ideias e soluções – desde combinações de ferramentas até integração em directrizes corporativas.
A inteligência artificial no design de produtos têxteis, utilizando o ChatGPT, Midjourney, Dallee, foi explicado por Danny Richman, com ferramentas poderosas para geração de texto, imagem e design facilmente acessíveis para empresas e particulares desde 2023.
Hoje, são uma parte fixa da vida quotidiana e estão a conduzir a mudanças duradouras nos processos de trabalho. O painel de discussão centrou-se na forma como a inteligência artificial está a acelerar os processos criativos, permitindo a rápida produção de designs e transcendendo os processos demorados de desenho em computadores. Além disso, a IA oferece recomendações para escolhas de materiais – com base em critérios específicos e nas propriedades desejadas do produto final, seja para sustentabilidade ou no negócio contratual.
Marcando o novo ano de feiras comerciais, a feira de Frankfurt está orientada para o crescimento e os números revelados pela Messe Frankfurt apontam num crescimento de mais 25% em relação ao ano anterior. O crescimento também é reafirmado em todos os segmentos de produtos e com forte atracção comercial de vários países.
“Oferecem às pequenas e médias empresas, em particular, um elevado nível de estabilidade internacional.”
Detlef Braun, membro do conselho executivo da Messe, afirmou na abertura que “as nossas marcas estão mais resilientes do que nunca e oferecem às pequenas e médias empresas, em particular, um elevado nível de estabilidade internacional”.
Reconhecendo “um cenário económico sombrio, a Heimtextil continua a expandir-se e a oferecer uma visão geral do mercado das últimas tendências globais no sector têxtil doméstico e comercial” – afirmou Detlef Braun.
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