O Município de Guimarães deu a conhecer o seu plano para a bio-economia, com o apoio do Laboratório da Paisagem, na conferência sobre economia circular das regiões da União Europeia.
Foi a primeira conferência geral da Circular Cities Regions Initiative (CCRI), um programa europeu de acção climática, que decorreu em Bruxelas, nos dias 8 e 9 de Novembro.
Durante o evento, organizado pela Comissão Europeia, o Município de Guimarães deu a conhecer o seu plano em desenvolvimento para a bio-economia, com o apoio do Laboratório da Paisagem. Sob o mote ‘From vision to reality: Cities & regions drive forward Europe’s circular transition’, a iniciativa permitiu a partilha de ideias e boas práticas, bem como o acompanhamento do roadmap para a economia circular e inovação social que os membros deste consórcio estão a desenvolver e promover a nível local e regional.
O evento foi, assim, uma oportunidade única para aprofundar exemplos concretos de decisões políticas e estratégias que levem à implementação de soluções sistémicas, nomeadamente a associação da circularidade aos desafios climáticos e ambientais, o financiamento da economia circular e o envolvimento de stakeholders, bem como a forma como a CCRI pode apoiar a economia circular em colaboração com os projectos da iniciativa e parceiros associados.
Ao longo dos dois dias, a conferência contou com mais de 190 pessoas, além das 370 que participaram online, entre decisores políticos, líderes empresariais e peritos em economia circular de toda a Europa.
Guimarães integrou a Circular Cities Regions Initiative (CCRI) em 2021 como uma das 12 cidades europeias seleccionadas para assumir o papel de ‘cidade-piloto’, no âmbito da iniciativa, sendo ainda a única cidade portuguesa com esse estatuto. O programa conta ainda com 25 ‘cidades parceiras’, num total de 37 cidades de 18 países.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.