O PCP teve conhecimento da situação dos investigadores e estudantes que desenvolvem a sua investigação no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), nomeadamente no que se refere, segundo os próprios, à falta de condições materiais nos laboratórios da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Os comunistas relatam que os investigadores e os estudantes sublinharam, por um lado, a escassez de equipamentos e produtos necessários para a melhor realização das tarefas relacionadas com o trabalho de investigação, e, por outro, a ausência de condições de climatização. Esta última resulta, frequentemente, em temperaturas muito elevadas e muito baixas, consoante a estação do ano, afectando de forma irremediável o próprio trabalho investigativo levado a cabo.
De acordo com declarações do reitor da Universidade do Minho, em reunião do Conselho Geral da Universidade do Minho, no dia 16 de Dezembro de 2022, está apenas prevista uma intervenção nos laboratórios da Escola de Ciências, assumidamente, muito aquém das necessidades.
Perante estes factos, os deputados do PCP apresentaram ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as seguintes questões:
- Conhece o Governo a situação do mau funcionamento dos laboratórios da Escola de Ciências da Universidade do Minho?
- Quais as medidas que o Governo irá tomar para a disponibilização de todos os meios técnicos necessários para o adequado prosseguimento das actividades de investigação?
- No que diz respeito à falta de climatização dos laboratórios da Escola de Ciências da Universidade da Minho, que medidas estão previstas para a concretização do investimento necessário?
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.