No Domingo, a convite da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visitou a montanha da Penha, numa altura em que se comemora o 100º aniversário da sua classificação como estância turística.
O presidente da Câmara, reconhecendo o trabalho de transformação da Penha ao longo dos últimos 100 anos, demonstrou o apoio da Câmara Municipal à Irmandade, nomeadamente para as alterações necessárias para o licenciamento das suas obras de requalificação e em especial do Hotel da Penha. Referindo-se ao desenvolvimento sustentável do território, Domingos Bragança partilhou o seu objectivo de unir, num só parque, o parque da Cidade ao Santuário da Penha: “O parque da paisagem natural protegida da montanha da Penha.”
📸 GA!
Durante a visita, José Luís Carneiro teve ainda a oportunidade de conhecer o plano de requalificação e preservação desenvolvido pela Irmandade da Penha. O Ministro da Administração Interna, elogiou o trabalho desenvolvido na Penha e em Guimarães, reforçando a importância da prevenção no combate aos incêndios, quer através da limpeza dos terrenos, como da plantação de espécies autóctones, mais resistentes ao fogo que o eucalipto.
📸 GA!
Recorde-se que a classificação da Penha como estância turística ocorreu há 100 anos, através do Decreto nº 8894, de 5 de Junho de 1923, assinado pelo então Ministro João Vaz Guedes.
📸 GA!
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.