O Município apresentou ontem, 31 de Maio, a candidatura oficial de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2025. Foram também reveladas as outras nove cidades que estão na corrida.
A coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, Isabel Loureiro, apresentou novamente a candidatura, depois de já o ter feito na reunião do executivo camarário, no dia 11 de Maio. A vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pela candidatura a CVE, Adelina Pinto, explicou que os desafios passaram pela redução dos indicadores de 12 para sete e o limite de 600 palavras sobre o passado, 600 sobre o futuro e 1000 sobre o presente.
O processo de candidatura foca, essencialmente, sete áreas ambientais, designadas por Áreas Indicadores (AI): Qualidade do Ar, Água, Biodiversidade, Áreas Verdes e Uso Sustentável do Solo, Resíduos e Economia Circular, Ruído, Alterações Climáticas: Mitigação e Alterações Climáticas: Adaptação. Esta é, também, uma “candidatura mais técnica” que contou com a colaboração da equipa de técnicos da Câmara, investigadores do Laboratório da Paisagem e da universidade, a Vimágua e a Vitrus.
Isabel Loureiro, após apresentar cada uma das Áreas Indicadores, explicou que, apesar de ser opcional e não ter avaliação do júri, acrescentaram seis boas práticas do concelho na área do ambiente, sendo elas: Bairro C, Ecossistema de Governança, Laboratório da Paisagem, Pegadas, Ecovias e Bacias de Retenção.
A vereadora Adelina Pinto acrescentou que um dos desafios da candidatura foi o parâmetro do City Context, isto é, dar a conhecer a cidade e contexto onde a mesma se insere. Admitiu, também, que se Guimarães não se tivesse já candidatado em 2017 e feito o caminho até agora, não conseguiriam completar o formulário actual em dois meses. A candidatura está a ser traduzida para português e será publicada para todos os cidadãos terem acesso.
Este ano, estão em competição dez cidades de sete países: Brescia, Cagliari e Novara (Itália), Poznan e Rzeszow (Polónia), Graz (Áustria), Brasov (Roménia), Vilnius (Lituânia), Logroño (Espanha) e Guimarães (Portugal). No decorrer do presente mês serão conhecidas as cidades finalistas e a Capital Verde Europeia 2025 será anunciada no dia 5 de Outubro. Adelina Pinto mostrou alguma preocupação pela cidade italiana de Cagliari ter sido finalista no ano passado.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.