City Catalyst: apresentação de produtos e serviços de gestão urbana integrada

Data:

Na manhã desta Quarta-feira, 19 de Abril, nas instalações do CCG/ZGDV, no campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, teve lugar o seminário City Catalyst: Normalized City Analytics, dedicado às Cidades Inteligentes. No evento, foram apresentados novos produtos, processos e serviços para uma gestão urbana integrada, eficiente e catalisadora da inovação.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e do vereador dos Sistemas Inteligentes e de Informação, Paulo Lopes Silva. Na abertura, o edil destacou a “relevância do território para o desenvolvimento económico e social do país, sendo Guimarães um dos 10 concelhos mais importantes em termos económicos, com uma tradição industrial consolidada e uma grande concentração em todo o território de centros de conhecimento, de inovação e de transferência de conhecimento, desempenhando, por isso, um papel crucial na criação de riqueza e no equilíbrio económico nacional”.

“É imperativo que o governo central olhe para Guimarães com um olhar atento, com políticas fortes e investimento nacional.”

O autarca afirmou que “é imperativo que o governo central olhe para Guimarães com um olhar atento, com políticas fortes e investimento nacional” naquele que é o conjunto de temas centrais de agenda mobilizadora, como a mobilidade, a economia, a re-industrialização e a saúde. A ciência e o conhecimento, destacou, “são ferramentas essenciais para evitar a regressão económica, social e cultural, capazes de impulsionar e liderar a transição climática e digital e promover o desenvolvimento ambientalmente sustentável.”

Para Domingos Bragança, os concelhos das CIM do Ave e do Cávado constituem a “Área Metropolitana Emergente mais importante do nosso país” a precisar de infraestruturas e equipamentos para uma mobilidade de transporte público em via dedicada, de energias de origem renovável e descarbonizada.

O projecto CityCatalyst tem como principal objectivo investigar, desenvolver e validar, em contexto real, 21 novos produtos e serviços que potenciem uma gestão urbana integrada, catalisadora do desenvolvimento sustentável, e com impacto à escala das grandes cidades mundiais.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Arábia Saudita: Belo Inox, Cutipol e Mariaida Home mostram design e lifestyle nacional

A AICEP apresentou o melhor do design e lifestyle...

Luís Montenegro: “Vale a pena acreditar em Portugal mais do que nunca”

O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, participou na cerimónia de entrega...

Desemprego: baixou em Outubro e situa-se agora nos 6.505

Com menos 195 pessoas, o desemprego baixou no décimo...

PME Excelência: o mundo da economia nacional e os seus decisores em Guimarães

A entrega do estatuto PME Excelência a 3.925 empresas...