Tiago Bessa, jovem designer formado pelo Modatex, está entre o lote de dez nomeados na categoria Moda daquele que é considerado um dos mais importantes eventos de moda do mundo – o Festival Internacional de Hyères, em França.
O criador apresentou-se a concurso com a colecção Hermaphrodite, uma reflexão sobre o termo hermafrodita e a cirurgia não consentida de pessoas intersexo, com a qual venceu o Concurso Europeu de Jovens Designers do CENIT, em 2021, e que foi desenvolvido como projecto de final de curso no Modatex.
Os vencedores da 38ª edição do certame serão conhecidos no próximo mês de Outubro. O prémio principal atribui uma bolsa de criação no valor 20 mil euros e garante a presença na Première Vision em Fevereiro de 2024. O reconhecimento dá ainda acesso a um projecto de colaboração com a Métiers d’Art, para além do desenvolvimento de colecções-cápsula e parcerias com diversas entidades francesas da área da moda.
Existe, ainda, o galardão 19M Chanel, criado com o apoio da Chanel e em parceria com o Atelier des Matières, uma iniciativa de responsabilidade social e ambiental que trabalha para dar uma nova vida a materiais não usados e produtos acabados não vendidos, atribui uma selecção de tecidos e peles no valor de 10 mil euros ao designer que impressione o júri com a utilização de materiais upcycled.
O júri do concurso é presidido pelo director artístico da marca Rochas, Charles de Vilmorin, e por nomes como Antoine Gagey, director-geral da casa de moda Jean-Paul Gaultier. A deliberação do júri será tomada com base “na criatividade, na originalidade e na forma como se podem posicionar no mundo real, numa indústria real”, explicou Charles de Vilmorin no anúncio dos nomeados.
Natural de Guimarães, Tiago Bessa formou-se no Modatex e venceu, em 2021, o Concurso Europeu de Jovens Designers do CENIT, onde foi duplamente premiado, com o Grande Prémio Internacional (2500€) e o Prémio Nacional (1000€), naquela que foi a primeira vez que o prémio internacional foi atribuído a um português. Desde então estagiou, durante três meses, com Lidija Kolovrat e seis meses no atelier da Viktor & Rolf, em Amesterdão.
O Festival de Hyères, que contempla, além da moda, um concurso para acessórios e outro para fotografia, já consagrou, em 2002, o designer português Felipe Oliveira Baptista.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.