Sociedade Ponto Verde: premeia entidades gestoras de resíduos urbanos

Data:

A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai atribuir um milhão de euros a 25 Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRUS) pelo seu bom desempenho, em 2022, nas retomas de resíduos de embalagem de vidro com origem selectiva (SIGRE).

Este grupo conseguiu aumentar acima dos 103% o valor das retomas alcançado em 2021, contribuindo para as 218.857 toneladas deste material que foram encaminhadas para reciclagem no último ano.

O prémio resulta do Valor Vidro+, um sistema de incentivo desenvolvido, em exclusivo, pela Sociedade Ponto Verde para os municípios, associações de municípios e/ou empresas gestoras de sistemas multi-municipais ou intermunicipais, com o objectivo de gerar mais e melhor reciclagem, considerando o desafio de atingir as metas para este material, que se situam nos 70% em 2025 e 75% em 2030.

O projecto Valor Vidro+ nasce, assim, da necessidade de continuar a incentivar-se a separação e a recolha das embalagens de vidro no mercado nacional e surge no seguimento de outras iniciativas promovidas pela Sociedade Ponto Verde. O Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução é um dos projectos mais recentes que facilita, através de vidrões com um inovador sistema de baldeamento assistido, a reciclagem de embalagens de vidro em hotéis, restaurantes e cafés em vários municípios do país. Neste momento, são já mais de 400 os estabelecimentos comerciais aderentes.

A SPV dá conta de que as embalagens são o único fluxo de resíduos urbanos em Portugal a cumprir com as metas para a reciclagem, com excepção do vidro. Ainda assim, com a estratégia que o sector tem vindo a aplicar para aumentar as quantidades recicladas, a recolha selectiva deste material tem vindo a ter um crescimento significativo e foi, inclusivamente, o material que mais cresceu, em 2022, em comparação com o ano anterior (8%).

“Vamos continuar a colaborar e a contar com todos os nossos parceiros para melhorarmos a qualidade do serviço.”

A CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, refere: “Enquanto líderes de mercado temos uma responsabilidade acrescida e, nesse sentido, fomos a única entidade gestora a desenvolver este incentivo excepcional, que reforça o trabalho que já desenvolvemos, em particular, para promover a recolha selectiva do vidro. Vemos por isso, com grande satisfação, os bons resultados obtidos com o projecto Valor Vidro+. Globalmente, e porque só assim faz sentido, vamos continuar a colaborar e a contar com todos os nossos parceiros para melhorarmos a qualidade do serviço e o nível de serviço prestado.”

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Guardiões da Natureza: jovens participaram no arranque do CIRP

Jovens voluntários de diferentes nacionalidades (Taiwan, Vietnam, Polónia, Itália,...

Green Flag Award: para jardim do Monte Latito e Parque da Cidade

O jardim do Monte Latito e o parque da...

Fiscalização Ambiental: detecta 242 ocorrências até hoje

O papel deste serviço na defesa do espaço público...

Espaços Verdes: são chave para saúde mental e física, revela estudo

Viver perto de um parque não chega: é a...