Água: uso sustentável e racional vai ser pedido aos cidadãos

Data:

A gestão e uso sustentável da água vai estar sujeita a um conjunto de boas práticas constantes de um documento elaborado pelo Laboratório da Paisagem, Vitrus Ambiente e a Vimágua.


Os diferentes parceiros com responsabilidades na gestão da água (gestão e utilização) em Guimarães vão sensibilizar, através de uma forte campanha, o cidadão a fazer um uso consciente e racional da água

A estratégia já está definida num documento que também contempla as medidas pró-activas e de carácter voluntário que estão em curso em Guimarães.

A campanha de comunicação contará ainda com um outro conjunto de acções de sensibilização, que estão igualmente incluídas no documento, agora divulgado e que poderão ainda ser encontradas pelo concelho.

Das boas práticas divulgadas, destaque para o projecto-piloto de reutilização da água do complexo de piscinas municipais, em colaboração com as entidades atrás referidas e a Tempo Livre.

Assim, a água proveniente dos tanques das piscinas, é agora reutilizada pelos serviços municipais para a limpeza de arruamentos.

Entre algumas boas práticas que evidenciam o caminho que Guimarães está a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, em particular no tema da água, está definido um caminho assente na internalização, por parte das instituições, de um conjunto de boas práticas relativas à gestão responsável da água, na inovação e desenvolvimento, aliando o conhecimento científico à gestão responsável deste recurso, na cooperação para a circularidade da água, na mobilização, educação e sensibilização como forma de partilha e aprendizagem.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

EURESFO: os primeiros passos para a organização do fórum

O European Urban Resilience Forum (EURESFO) promoveu uma visita...

Vitrus: fiscalização ambiental registou 616 ocorrências em 2025

O balanço da actividade do serviço de fiscalização ambiental,...

São Torcato: mais de duas mil árvores plantadas na Pedra Fina

É mais uma acção em que o tecido empresarial...

CVE 2026: Ricardo Araújo quer Guimarães “uma cidade mais verde, mais justa e mais resiliente”

Guimarães passou a respirar o ar da Capital Verde...