13.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ensino Profissional: oferta formativa na CIM do Ave já definida

Economia

Há 80 turmas no ensino profissional nos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Ave para o ano lectivo 2022/23.


O mapa do ensino profissional nos oito concelhos do território do Ave já é conhecido. Terá 80 turmas em várias escolas, com diferentes áreas e cursos profissionais.

“Esta oferta é o resultado de um processo de concertação intermunicipal da rede de oferta formativa, junto dos municípios e das escolas que integram o território do Ave, através de uma estratégia de alinhamento com as necessidades e expectativas empresariais e sociais do território” – revela uma nota da CIM do Ave.

A CIM do Ave “procura, desta forma, constituir-se como um parceiro territorial fundamental na procura da melhoria contínua e estratégica do Sistema Nacional de Qualificações e no reforço da confiança e valorização das modalidades de educação e formação profissional”.

Recorda que, nos últimos oito anos, a responsabilidade daquela Comunidade Intermunicipal tem sido “mobilizar e facilitar a implementação do modelo de aprofundamento regional do SANQ – Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações, em articulação com a DGEstE, municípios, escolas com ensino profissional e outros agentes que actuam no âmbito da formação profissional”.

A nova oferta formativa foi desenvolvida em conformidade com o Referencial Metodológico definido pela ANQEP, de modo a responder às efectivas necessidades do território da NUT III Ave, numa perspectiva de desenvolvimento estratégico, sem, contudo, romper com a capacidade instalada e relevâncias da oferta do território.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias