É acessível e para todos, na página de facebook da Associação Portuguesa de Fibromialgia, a 12 de Maio, pelas 21h00.
A reumatologista Drª. Renata Aguiar, falará sobre o tema Fui diagnosticado com Fibromialgia, e agora?. A este webinar segue-se um convívio, no dia 14 de Maio (Sábado), pelas 16h00, em Guimarães.
A fibromialgia é uma doença reumática (DR) que afecta cerca de 1,7% da população e a que, em Portugal, causa mais incapacidade (EpiReumaPt 2011/2013).
Apesar da fibromialgia ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem circulares normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos, resoluções publicadas no Diário da República, ainda há muitos médicos (e até familiares e amigos) que não acreditam na existência desta patologia.
Por consequência, os diagnósticos e acesso à terapêutica são tardios, o que piora o estado de saúde e incapacidade destes utentes e tem também grande impacto a nível psicossocial.
Além disso, não existe qualquer apoio legislativo a nível laboral, escolar e na saúde, para as pessoas com este diagnóstico.
É urgente mais sensibilização perante a sociedade, para uma melhor aceitação desta patologia e legislação de apoio aos doentes.
📸 APJOF
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.