A Oficina promove uma sessão de esclarecimento sobre a certificação da “Cantarinha dos Namorados de Guimarães”.
Sendo um produto artesanal com características únicas no plano de produção da olaria portuguesa – nomeadamente na sua forma e decoração – a sua certificação é um caminho importantíssimo para a sua salvaguarda e projecção futura, reconhece uma nota de A Oficina.
Esta sessão de esclarecimento sobre a certificação da Cantarinha dos Namorados ocorre, hoje, pelas 17 horas, simbolicamente, na Loja Oficina na data de celebração do 33º aniversário da cooperativa, que nasceu “da vontade de criar uma estrutura capaz de valorizar, promover e divulgar as artes tradicionais de Guimarães”.
Todos os artífices, que vão mantendo vivo o legado do saber-fazer de incontáveis gerações, e todos quantos estimam a Cantarinha dos Namorados como símbolo do amor onde cabe uma cidade inteira, encontram-se convidados.
A preservação e promoção da Cantarinha dos Namorados, um dos símbolos mais relevantes da tradição oleira de Guimarães, continua a ser cuidada e valorizada, sendo esta continuamente perpetuada e a sua feitura mantida a cargo da artesã d’A Oficina Bela Alves, que domina a arte de erguer esta obra através da modelação do barro na roda do oleiro, aplicando pó de moscovite na sua decoração.
De notar que sem a aplicação de motivos de barro envolto em pó de moscovite, concretamente mica, a Cantarinha dos Namorados ter-se-ia extinguido na última fase da revolução industrial, como foi o caso de muitos outros objectos utilitários.
A experiência adquirida, ao longo dos últimos quinze anos, como entidade promotora para a certificação do Bordado de Guimarães, bem como os resultados promissores que se têm vindo a alcançar no que concerne ao aumento de unidades produtivas nesta área, impulsionou o processo de certificação da Cantarinha dos Namorados de Guimarães, que A Oficina leva a cabo actualmente.
“A Cantarinha dos Namorados é testemunha de toda a história da olaria de Guimarães”.
“A certificação é valiosa para reconhecer a importância patrimonial de uma peça cuja perpetuação foi garantida por incontáveis gerações de oleiros ao longo de, pelo menos, quinhentos anos. A Cantarinha dos Namorados é testemunha de toda a história da olaria de Guimarães e, após ser devidamente reconhecida através da sua certificação, incentivará a sua produção nos ateliês de cerâmica locais e a criação de novas unidades de produção artesanal. Alargando-se, deste modo, a presença no mercado consumidor, a Cantarinha dos Namorados conseguirá afirmar-se como um legado vivo de técnicas e práticas usadas desde tempos imemoriais” – lê-se também na nota de imprensa.
📸 A Oficina
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.
A Cantarinha dos namorados de Guimarães também é feita pela artesã/ oleira Maria Fernanda Braga,com atelier na freguesia de Fermentões, que também tem a Certificação. A Cerimônia da Certificação foi no dia 1 de Julho na FIL, Lisboa. Portanto essa notícia está incompleta. maosnobarro.wordpress.com