O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) agora mais conhecido como Triave – Centro de Arbitragem de conflitos de consumo do Ave, Tâmega e Sousa recebeu 714 reclamações, em 2021.
O movimento processual e de pedidos de informação que chegaram ao Triave/CIAC em 2021 foi quase o mesmo do ano de 2020 que marcou a pandemia.
Registaram-se 704 processos de reclamação, contra 712 de 2020, sendo os pedidos de informação também inferiores. No ano da pandemia foram 1394 e no ano passado 1389.
Por estes números se abrem os conflitos de consumo na região do Ave, Tâmega e Sousa, o que significa que em 2021 apenas ficaram pendentes 88 processos, menos 42 que em 2020.
Recorde-se que a parceria com o Triave permite prestar um serviço de excelência, com o consumidor a ter um local onde pode pedir informações sobre os seus direitos de consumidor, podendo também apresentar reclamações sobre compras que tenha feito e nas quais os seus direitos não foram salvaguardados.
É neste centro de arbitragem que o consumidor tem o primeiro contacto de reclamação e onde se arbitram conflitos de consumo.
E é também que se podem resolver conflitos de consumo cujo valor não ultrapasse os 5000€, o que o torna num serviço público simples e diligente.
Os consumidores continuam a ver e a ter no Triave uma primeira resposta para os seus conflitos de consumo relacionados com preços ou qualidade de produtos, facturas sendo predominantes os relacionados com serviços de energia eléctrica e comunicações telefónicas e electrónicas.
Porquanto, será um serviço que continuará a ser procurado em 2022 onde já deram entrada 131 processos de reclamação e 244 pedidos de informação.
📸 Município de Guimarães
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