Apresentou-se com uma plantação de árvores, na escola EB/JI de Deserto, em Prazins Santo Tirso, no último Sábado.
Era uma das (uniões) freguesias que ainda não tinha constituído a sua Brigada Verde. E no decorrer dos trabalhos finais de embelezamento de vários talhões de uma horta pedagógica, ficou constituída.
Uma plantação de árvores incluiu-se neste programa em que participaram professores, pais e alunos da escola, bem como os aderentes à Brigada Verde.
O presidente da Câmara, Domingos Bragança, também lá esteve ao lado de Carlos Borges, presidente da União de Freguesias, e uma equipa do Laboratório da Paisagem, entidade que acompanhará de perto a actividade que, a partir de hoje, se desenvolverá.
Domingos Bragança, realçou a importância do envolvimento de toda a comunidade para o progresso e desenvolvimento e para uma mais rápida resolução dos problemas. “A força de uma comunidade é o que se está a sentir aqui hoje”, frisou.
O presidente da Câmara reforçava a ideia de “uma sociedade ambientalmente sustentável como um desígnio importante para todos”, e deixava claro que, “a par das causas ambientais, as causas sociais são fundamentais para que as pessoas se sintam disponíveis para mudar os seus comportamentos, pois quem está preocupado em garantir o sustento da sua família, não está preocupado com outras coisas”.
A necessidade de uma educação de base ambiental, para que os comportamentos de amanhã sejam diferentes, foram vincados pelo presidente da Câmara que qualificou o trabalho do Laboratório da Paisagem como importante.
“Vivemos cerca de dois anos em pandemia, o que nos retirou algum foco de outras coisas importantes, como viver em harmonia com a natureza, num contexto de bem-estar e saúde”, salientou.
“Se há coisa que na política me agrada, é a política ambiental, é investir na educação dos mais jovens e dos adultos”.
Evocou a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, e o 5º lugar conseguido, para reiterar a apresentação de nova candidatura, a submeter em 2023. Um compromisso com o ambiente sustentável, pois, “se há coisa que na política me agrada, é a política ambiental, é investir na educação dos mais jovens e dos adultos”.
Falou dos elogios da União Europeia aos dois projectos de Guimarães nesta área, e que foram as Brigadas Verdes e o projecto educativo Pegadas.
O presidente da União de Freguesias, agradeceu a boa vontade de todos para que o projecto fosse possível, em especial a Domingos Bragança, à professora Fátima, a Lino Lopes, um dos responsáveis da Brigada Verde, a Carlos Ribeiro e Susana Falcão, do Laboratório da Paisagem, a Crisália Alves, do Departamento de Serviços Urbanos da Câmara, e aos pais e alunos da EB1 de Deserto.
“Temos que crescer na consciência ambiental e na sustentabilidade”.
Carlos Borges disse que “temos que crescer na consciência ambiental e na sustentabilidade” e fez votos para que as crianças possam brincar muito e sonhar com um futuro comunitário melhor.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.