12.3 C
Guimarães
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

CDU: reforçar meios para o Instituto Politécnico do Cávado e Ave

Torcato Ribeiro destacou o papel do IPCA na região pelos cursos que oferecem as suas quatro escolas.


A CDU visitou o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), tendo reunido com a sua presidente. Na acção participaram os candidatos Torcato Ribeiro e Inês Rodrigues, e o mandatário regional Agostinho Lopes.

“O IPCA é uma instituição de grande importância para a região, que oferece cursos de licenciatura, mestrados, especialização tecnológica, pós-graduação, em regime diurno e pós-laboral” – revela nota da CDU sobre a rotina dos candidatos do distrito de Braga à Assembleia da República.

Torcato Ribeiro e Inês Rodrigues, e o mandatário regional Agostinho Lopes inteiraram-se da força do IPCA, constituído por quatro escolas, Escola Superior de Gestão, Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior de Design, Escola Superior de Hotelaria e Turismo e dois pólos, em Braga e em Guimarães, onde funcionam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

📸 Direitos Reservados

O IPCA é uma instituição de ensino superior público que realiza actividades nos domínios de formação graduada e pós-graduada, com a preparação de profissionais com elevado nível de qualidade. Nos últimos anos, o IPCA tem registado um aumento do número de alunos.

“Pese embora o investimento previsto na construção de uma nova residência, continua a ser insuficiente a oferta pública de alojamento para estudantes”.

Torcato Ribeiro afirmou, após a visita, que “no encontro foram partilhadas com a delegação da CDU preocupações sobre a situação de sub-financiamento em que se encontra a instituição, tendo em conta que o financiamento público que lhe é atribuído é manifestamente insuficiente para as necessidades de funcionamento e de investimento existentes. Mas, a situação é ainda mais difícil para a instituição, considerando que se mantém a discriminação nas verbas transferidas comparativamente com outras instituições. Pese embora o investimento previsto na construção de uma nova residência, continua a ser insuficiente a oferta pública de alojamento para estudantes”.

Agostinho Lopes referiu que “a oferta de transportes públicos também foi abordada, sendo constatada a carência na oferta, nomeadamente ao nível ferroviário, tendo em conta a persistência da não concretização das ligações necessárias no quadrilátero Barcelos-Braga-Guimarães-Famalicão”.

A candidata Inês Rodrigues destacou o compromisso da CDU com o reforço do Ensino Superior Público e a necessidade da assunção plena das responsabilidades por parte do Estado, questão à qual que os sucessivos governos PS e PSD/CDS não têm correspondido, pelo contrário.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também