11.1 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 30, 2024

Centenário: crianças vão caricaturar e escrever sobre o Vitória

O Vitória continua nas escolas depois de, em 2011, ter aí lançado uma campanha de angariação de novos associados.


Agora, será um olhar diferente sobre o Vitória mas ainda assim pleno de imaginação, irreverência e naturalidade.

Em altura de festejar o Centenário, os mais jovens são desafiados a ilustrar a sua visão sobre o clube, de duas formas distintas: 

  • uma, caricaturando personagens, tais como atletas ou cenas da sua história, em cartoons em que de algum modo ali se possam visualizar referências ao desportivismo e ao “somos únicos” e em que poderão participar os alunos do 2º e 3º ciclos, assim como alunos do Ensino Secundário;
  • outra, escrevendo textos que fomentem e consolidem os hábitos de escrita e leitura, a valorização da expressão literária, da criatividade, da imaginação e da cidadania, destinando-se a jovens nos escalões de 3º e 4º anos, 5º e 6º, 7º ao 9º, e Ensino Secundário;

Este envolvimento da comunidade escolar tem aspectos didácticos e envolve sentimentos que faz com que os mais jovens se envolvam ainda com maior paixão com a alma vitoriana, um retomar de uma relação que devia ser contínua e, porventura, melhor maximizada.

Pinto Lisboa, presidente do clube, defendeu que “a relação entre o Vitória e a comunidade vimaranense é extremamente importante, e para o nosso crescimento e lançamento do futuro, é essencial que essa relação comece o mais cedo possível com os mais novos, e estas iniciativas são fundamentais para isso”.

Acrescentou ainda que “para além da exaltação do clube, devem ser lançadas as bases para um Vitória cada vez mais forte no futuro e para que nos próximos 100 anos possa continuar a fortalecer-se”

“Nós somos diferenciados dos outros clubes portugueses, porque todos nós no concelho sentimos o Vitória como nosso.”

O presidente concluiu que “o Vitória é um clube único e nós somos únicos pela ligação que temos à nossa comunidade, ao nosso concelho. Nós somos diferenciados dos outros clubes portugueses, porque todos nós no concelho sentimos o Vitória como nosso, vivemos o dia a dia do Vitória com uma intensidade ímpar. Queremos promover isso desde cedo, por isso saudamos esta relação que queremos que exista sempre entre o Vitória e a comunidade escolar”.

No âmbito das comemorações do seu Centenário, o Vitória Sport Clube apresentou, esta terça-feira, na Escola EB 2/3 de Caldas das Taipas, este programa de concursos a implementar nas escolas do concelho e dedicado aos 100 anos da instituição desportiva mais emblemática da cidade, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a comunidade escolar do concelho.

A cerimónia de apresentação contou com a presença do presidente do Vitória e da vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, com representantes da comissão do Centenário.

📸 Vitória SC

O Município de Guimarães envolveu-se com o Vitória nestas iniciativas junto da comunidade escolar através da Biblioteca Municipal Raúl Brandão e da Rede de Bibliotecas Escolares, de modo a que os alunos consolidem hábitos de escrita e leitura, valorizando a expressão literária, a criatividade, imaginação e cidadania.

Por isso, no âmbito das comemorações do seu Centenário, o Vitória Sport Clube apresentou, esta Terça-feira, na Escola EB 2/3 de Caldas das Taipas, este programa de concursos a implementar nas escolas do concelho e dedicado aos 100 anos da instituição desportiva mais emblemática da cidade.

Na plateia estavam jovens vitorianos, que tiveram direito a bilhetes para o jogo entre o Vitória SC e o CD Tondela, uma iniciativa que começa a dar força às comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube, que celebra a efeméride a 22 de Setembro de 2022.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também