12.3 C
Guimarães
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

UMinho: distinção dos Municípios do ano ocorre na Madeira

A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2021 realiza-se no próximo dia 2 de Dezembro, às 15h00, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, Madeira. 


A organização cabe à Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e ao Município do Funchal.

Na sexta edição apresentaram-se 44 candidaturas, estando nomeados projectos de 27 municípios para nove categorias regionais, para a categoria inter-municipal e para o grande prémio Município do Ano 2021. 

Na sessão vão intervir a presidente do município anfitrião, Pedro Calado, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e o coordenador da UM-Cidades, Paulo Pereira. A cerimónia será antecedida pela mesa redonda “Os municípios face à crise pandémica”.

O concurso visa reconhecer as boas práticas de projectos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspectivada a partir da acção das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Os finalistas nomeados em 2021 são: Amares, Cabeceiras de Basto e Monção (norte com menos de 20 mil habitantes); Amarante e Guimarães (norte com mais de 20 mil habitantes); Maia, Porto, Santa Maria da Feira e Valongo (área metropolitana do porto); Arganil, Pampilhosa da Serra e Vouzela (centro com menos de 20 mil habitantes); Águeda, Figueira da Foz,. Mealhada e Vagos (centro com mais de 20 mil habitantes); Arruda dos Vinhos, Palmela e Vila Franca de Xira (área metropolitana de lisboa); Aljustrel, Portel e Viana do Alentejo (Alentejo); Faro e Silves (algarve); Santa Cruz (regiões autónomas); Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia; Barcelos, Braga, Famalicão, Guimarães (intermunicipal).

A iniciativa foi ganha em 2014 pelo município de Lisboa (projecto “Há Vida na Mouraria”), em 2015 por Vila do Bispo (projecto “Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza”), em 2016 pelo Fundão (projecto “Academias de Código”), em 2017 por Guimarães (projecto “Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães”), em 2018 por Arouca (projecto “Arouca – Geoparque Mundial da UNESCO”) e em 2019 pelo Funchal (projecto “Funchal, Destino Acessível”).

📸 Direitos Reservados

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também