Fazem parte do grupo de famílias carenciadas, frequentam o ensino básico e foram referenciadas pelas escolas com problemas visuais.
A primeira escola a beneficiar da iniciativa “Olhar para o Futuro” da MultiOpticas (Espaço Guimarães) foi a EB1/JI de Ronfe, em cujo agrupamento foram entregues cheques visão a crianças identificadas com problemas na sua saúde visual.
O pretexto é a celebração do Dia Mundial da Visão, com “o objectivo de contribuir para a sensibilização da importância da saúde visual nos primeiros anos de aprendizagem escolar”.
Sendo a visão determinante para o desenvolvimento físico e social, estima-se que cerca de 80% da aprendizagem seja processada por meio visual, tornando fundamental garantir e possibilitar uma correta aprendizagem e igualdade de oportunidades para as crianças.
A MultiOpticas destaca que em Portugal, 25% da população é míope e entre os 18 e os 25 anos os dados apresentam valores entre os 30%. Nas crianças, a taxa de incidência tem vindo a aumentar, contribuindo para além dos factores genéticos, para comportamentos e estilos de vida com baixos níveis de actividades ao ar livre, tarefas de proximidade prolongada (leitura e gaming) e fracos níveis de iluminação que se tornam determinantes para o aumento da população míope em idade infantil. Para além da miopia, surgem outras condições oculares que comprometem o desenvolvimento social e escolar muitas vezes associado a dificuldades de aprendizagem.
“Nós temos a responsabilidade de alertar a sociedade para a importância da saúde visual e o impacto da mesma no sucesso escolar.”
Sandra Silva, diretora de marketing da MultiOpticas, salienta que “cuidar das nossas crianças é cuidar do nosso futuro. E cuidar da sua visão é determinante no processo de aprendizagem. Nós temos a responsabilidade de alertar a sociedade para a importância da saúde visual e o impacto da mesma no sucesso escolar, para além de assumirmos a missão de ajudarmos os pais e crianças com maiores dificuldades de acesso a estes cuidados.”
Ana Portugal, Head of CSR da GrandVision, afirma que “esta é uma iniciativa que muito nos orgulha, estando cada vez mais próxima das comunidades em que estamos envolvidos, via sensibilização e apoio directo através dos “Cheques Visão.”
A MultiOpticas, líder de mercado e marca de referência no sector da óptica, assume como principal missão cuidar da visão de todos os portugueses, sem excepção e encara a educação como foco principal e fundamental para o desenvolvimento pessoal e colectivo.
A MultiOpticas pertence ao Grupo GrandVision, líder internacional no retalho de óptica. Em Portugal, está presente há mais de 30 anos e o grupo detém também as marcas GrandOptical e Solaris. A marca tem mais de 200 lojas no território nacional, incluindo loja online.
A iniciativa repete-se amanhã, 21 de Outubro, na Escola Básica de Santa Luzia, em Azurém.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.