A freguesia assinala o dia da União, presta homenagem a Dom Afonso Henriques e evoca os 172 anos da eleição de Guimarães a cidade.
Com o bulício da Feira Afonsina e a proximidade do Dia UM de Portugal, estas comemorações promovidas pela união de freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião, assumem mais um contexto paroquial do que municipal.
Depois da apresentação do opúsculo ‘Dona Maria II em Guimarães’, realizado a 10 de Junho, hoje, depois da missa das 10h00, na igreja de São Domingos, a união de freguesias prestou homenagem a Dom Afonso Henriques, num cortejo com um grupo de Zés P’reiras que consistiu na colocação de uma coroa de fores junto à Estátua, no alto do Monte Latito, entoando-se os hinos nacional e de Guimarães, numa organização em que participou a Grã Ordem Afonsina.
Mas a celebração do dia da União só acaba, logo, à noite (21h30), com uma sessão solene e discursos das autoridades, com um vasto programa que decorrerá no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento.
Haverá entrega de troféus para premiados em concursos realizados pela autarquia, troféus para associações e uma homenagem de cidadania, com os Trovadores do Cano.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.