Vitrus: recolha de 300 mil cápsulas de café em cinco meses

Data:

É o equivalente a quatro toneladas, segundo a empresa, desde que o projecto, desenvolvido em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Café (ACIC) foi iniciado em Julho deste ano.

“O balanço é extremamente positivo, tendo em conta um processo amplo de comunicação e sensibilização junto da comunidade, e os resultados estão à vista de todos. Em menos de cinco meses, a Vitrus já recolheu cerca de 300 mil cápsulas de café e assegurou pontos de recolha em todo o concelho, com contentores disponíveis em todas as juntas de freguesia e em mais de quatro dezenas de espaços comerciais e institucionais”, salienta o presidente do conselho de administração da Vitrus, numa nota divulgada esta semana.

Um projecto, que “ainda tem muito para crescer” pelo interesse que gera entre as empresas que desejam “abraçar esta causa da sustentabilidade ambiental”.

A empresa entregou mais contentores para depósito de cápsulas de café, numa campanha que abrange empresas e instituições. Zé Amaro tornou-se embaixador deste projecto e participou nesta iniciativa destinada a lembrar a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.

“Guimarães foi o primeiro Município a norte do país a aderir a este projecto de recolha de cápsulas de café, numa acção comprometida com a sustentabilidade” – revela o comunicado da empresa municipal.

As cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio) para que sejam totalmente recicladas, podem ser depositadas em supermercados e outros locais, dando a melhor utilidade aos “invólucros de plástico ou de alumínio que transformar-se-ão em outros objectos do quotidiano sendo a borra do café utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas”.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Guimarães 26: conferência ‘Green Horizons’ sobre o papel da cidade na promoção da sustentabilidade

Uma conferência internacional 'Green Horizons - Shaping the Modern...

Eixo Atlântico: saúde como critério central no planeamento urbano

'Planeamento do Espaço Público Urbano para a Melhoria da...

Parceria: Grupo Versa é main sponsor da Capital Verde Europeia

A Guimarães 26 - Capital Verde Europeia formalizou, uma...

Futuro em Rede: workshop para imaginar Guimarães em 2076

O projecto 'Futuro em Rede', financiado pela Câmara de Guimarães...