O Famalicão justificou porque está acima do Vitória na classificação. E ganhou naturalmente este dérbi do Ave. A equipa de Luís Pinto resistiu apenas 41’ ao poderio famalicense.
O que cada equipa fez dentro da área do adversário pode justificar o resultado por si só. Mas explica as deficiências do Vitória a quem falta quem marque golos e concretize as iniciativas de ataque.
O equilíbrio que pode ter havido em alguns momentos de jogo, desfez-se com um desempenho do Famalicão mais concreto e objectivo que marcou um golo ainda na primeira parte. Um golo fabricado pelos seus jovens internacionais que Mathias de Amorim concretizou (41’), numa assistência de Rodrigo Pinheiro. Depois, Antoine Joujou apareceu mais vezes fazendo Juan Castillo brilhar.
Diogo Sousa que fez a sua estreia como titular teve algumas tentativas de remate que o guarda-redes Lazar Carević anulou. E foi o autor da primeira ocasião de perigo do Vitória, quase no início da partida. Repetiu, mais vezes, a iniciativa de ataque, jogando em bom nível.
Este esforço do jovem vitoriano, de 19 anos, apenas serviram para a contabilização do equilíbrio das duas equipas no jogo, mais notório na primeira parte.
O Famalicão não se deixou impressionar por estas tentativas do Vitória e não só defendeu a vantagem de um golo mas esteve mais perto de a aumentar. Por exemplo, Simon Elisor (75’) isolou-se desde o meio-campo mas vacilou na cara de Juan Castillo. Depois foi Sorriso (80’) com Óscar Rivas a desviar para canto.
E foi mesmo Sorriso o último a sorrir ao marcar o 2-0 quase no final do encontro (90’+8’), esvaziando todas as dúvidas sobre a justeza do triunfo do Famalicão nesta partida.
O Vitória alinhou com: Juan Castillo, Miguel Maga (Tony Strata 75’), Rodrigo Abascal, Óscar Rivas, Orest Lebedenko, Beni Mukendi, Samu Silva (Matija Mitrović 56’), Fabio Blanco (Oumar Camara 46’), Diogo Sousa, Noah Saviolo (Telmo Arcanjo 56’), Alioune Ndoye (Nélson Oliveira 78’).
Amarelos: Fabio Blanco (46’), Diogo Sousa (61’).
Foto © Vitória SC
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



