Se o empate interessava ao Gil Vicente para manter o Vitória à distância de seis pontos, não é menos verdade que Luís Pinto também se precaveu da qualidade da equipa de César Peixoto para fazer perdurar o bom momento vitoriano. E não quis perder.
Foi neste contexto que jogaram as duas equipas: o Gil Vicente a colocar a bola na frente e empurrar o Vitória para a área do seu guarda-redes, mostrando um esquema de jogo assente na velocidade e no cruzamento para a área.
O Vitória fez quase o mesmo, mais devagar mas de forma a mostrar ao adversário que também sabia jogar na sua intermediária.
Num jogo equilibrado, os 13.126 espectadores presentes, esperaram por um golpe de sorte, um erro ou um momento de magia que pudesse resolver a contenda a favor de um ou de outro clube.
Substituições feitas, as equipas não se desfizeram, procurando o golo que teimava em não aparecer. Samu Silva (80’) ainda chutou para o fundo da baliza mas o árbitro já havia interrompido a jogada.
Antes, o árbitro Anzhony Rodrigues até assinalou grande penalidade por falta sobre Miguel Maga (40’) mas o recurso ao VAR deu em falta fora da área.
O sistema de jogo adoptado por Luís Pinto e César Peixoto mantinha o equilíbrio e o pendor atacante das duas equipas. Gozando de alguma frescura física maior do que a do seu adversário, o Vitória pressionou mais nos últimos minutos do jogo. E embaraçou a defesa do Gil Vicente que recorreu a atrasos sucessivos para deixar passar o tempo.
Alioune Ndoye (90’+3’) foi puxado dentro da área mas o árbitro não decidiu por qualquer sanção, apesar dos protestos dos adeptos e do banco do Vitória.
O jogo terminou acumulando quezílias entre jogadores – que se manteve no balneário – e a amostragem de nove cartões amarelos e um vermelho (este para o adjunto de Luís Pinto).
O Vitória alinhou com: Juan Castillo, Miguel Maga, Rodrigo Abascal, Óscar Rivas, João Miguel Mendes (Orest Lebedenko 89’), Gonçalo Nogueira (Matija Mitrović 75’), Beni Mukendi, Oumar Camara (Fabio Blanco 61’), Samu Silva, Noah Saviolo (Vando Félix 89’), Nélson Oliveira (Alioune Ndoye 61’).
Amarelos: Rodrigo Abascal (63’), Alioune Ndoye (81’), João Miguel Mendes (84’), Matija Mitrović (98’).
Foto © Vitória SC
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




