Foi uma nomeação por mérito, depois de um concurso em que foi seleccionado para assumir funções de director artístico do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, para o quadriénio 2025-2028.
O coreógrafo e encenador vimaranense obteve a decisão, unânime, do júri do concurso internacional, que contou com um total de 17 candidaturas, das quais cinco chegaram à fase final de entrevistas. A deliberação já foi comunicada e aceite pela Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978, e tem desenvolvido uma carreira marcada pela experimentação e pelo cruzamento entre diversas linguagens artísticas, como a dança, o teatro, a música, o cinema e as artes visuais. Encenador, coreógrafo, cenógrafo e professor, construiu um percurso artístico singular, assente numa abordagem colaborativa e inclusiva, trabalhando com intérpretes de diferentes gerações e formações, em múltiplos contextos.

A sua proposta para a direcção artística do TNSJ assenta em cinco grandes eixos estratégicos, desde a renovação do repertório, valorização da criação emergente, diversificação de linguagens e públicos, reforço da dimensão educativa e descentralização com afirmação internacional.
Victor Hugo Pontes é, também, director artístico da associação ‘Nome Próprio’, responsável por vários projectos de criação artística e programação cultural, com uma ligação estreita a Guimarães. Ao longo dos anos, tem apresentado os seus trabalhos em prestigiados palcos nacionais e internacionais.
Foi distinguido com o Prémio SPA para ‘Melhor Coreografia’, com o espectáculo ‘Margem’, em 2019. A sua nomeação representa, também, um motivo de valorização do tecido artístico vimaranense e para Guimarães, cidade que tem acompanhado e acolhido muitos dos seus projectos ao longo dos últimos anos.
Foto © Bruno Simão
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


